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Idoso cai em golpe dentro do banco perdendo R$ 13 mil

Idoso cai em golpe dentro do banco perdendo R$ 13 mil
Idoso cai em golpe dentro do banco perdendo R$ 13 mil

Recentemente, um idoso que mora em Porto Alegre perdeu mais de R$ 130 mil por uma ação de criminosos conhecida como “golpe da atualização cadastral”. Segundo a vítima, tais bandidos abordam a vítima no caixa eletrônico na hora do saque do dinheiro.

Assim, o aposentado já prestou queixa informando que tais quantias foram debitadas de sua conta bancaria sem autorização.

Com as transações que foram feitas na conta bancária do homem, estavam compras e transferências bancárias. Dentro dela, estava uma compra online de R$ 5 mil que foi pago à vista utilizando seu cartão de crédito. Além disso, R$ 3 mil foram gastos em uma loja de materiais de construção.

E depois de se tornar uma vítima deste golpe, o idoso está tentando negociar com as instituições financeiras para o cancelamento das operações e diminuir todos prejuízos.

Entenda o golpe da atualização cadastral

Primeiramente, os bandidos que aplicam tal golpe, tem idosos com principais alvos, porque eles tem dificuldades de lidar com novas tecnologias. Além disso, eles priorizam vítimas que estão utilizando o caixa e os espera atrás na fila.

Após o idoso terminar a operação e sair do equipamento, o bandido chama atenção da vítima e entrega um papel que seria supostamente emitido pela máquina. E nele tem o nome do banco e um número de protocolo, fala que a vítima precisa realizar uma atualização no seu cadastro.

Caso a pessoa não faça a atualização, o cartão vai cancelar o seu cartão e cobrar uma taxa de R$ 80,90.

Então, quando a pessoa se preocupar, o golpista vai oferecer ajuda, dizendo que fez esta operação anteriormente. Dessa forma, ele se aproveita para ver a senha do idoso e roubar os dados de seu cartão.

Como se proteger dos criminosos?

Por fim, para se proteger deste golpe, ou outros que são aplicado por criminosos nos bancos, você tem que ficar atento a vários pontos. Com a polícia reforçando que os indivíduos nunca compartilhem os dados bancários com terceiros, tampouco compartilhar informações pessoais bancárias por telefone ou e-mail.

E saia de perto do caixa eletrônico quando tiver certeza que a operação foi finalizada e a conta tenha sido encerrada. Caso você suspeite de um golpe, entre em contato imediatamente com o banco e também com a policia.