no , ,

PIS/Pasep ano-base 2022, quando vai ser pago?

PIS Pasep ano base 2022, quando vai ser pago?
PIS Pasep ano base 2022, quando vai ser pago?

A contribuição tributária de profissionais do setor privado e do setor público são conhecidas como PIS (Programa de Integração Social) e Paseb (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), respectivamente.

É a partir dessas contribuições que os trabalhadores tem acesso a benefícios, como por exemplo, o seguro de desemprego e o abono salarial do PIS/Pasep.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, cerca de 23,6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras terão o dinheiro do benefício a partir de fevereiro.

A saber, o valor do PIS/Pasep vai depender de quantos meses a pessoa trabalhou, de carteira assinada, durante o ano podendo chegar no máximo a um salário mínimo e uma vez por ano.

Contudo, a dúvida em questão é, com o atraso do pagamento do PIS/Pasep dos trabalhadores dos anos de 2020 e 2021, quando a pessoa que trabalhou em 2022, vai poder receber o abono?

Entenda o atraso o abono

O abono do PIS/Pasep era realizado ao trabalhador no ano posterior ao ano trabalhado, ou seja, trabalhou de carteira assinada em 2017, recebeu o abono em 2018.

Contudo, em meio a pandemia da Covid-19, o governo do então presidente Jair Bolsonaro decidiu não pagar o PIS/Pasep dos trabalhadores em 2020 e 2021.

Assim, os trabalhadores que atuaram durante esses anos, não puderam realizar o saque do benefício.

Dessa forma, quem trabalhou em 2020, veio receber o abono apenas no ano passado, ou seja, em 2022.

Enquanto quem trabalhou em 2021, vai poder sacar o PIS/Pasep agora em 2023.

Mas quem trabalhou em 2022, quando vai poder sacar o abono salarial do PIS/Pasep?

PIS/Pasep ano-base 2022, quando ficará disponível?

Primeiramente, quem trabalhou em 2021 o abono começa a ser pago a partir 15 de fevereiro, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Enquanto que as pessoas que trabalharam em 2022, vão receber o PIS/Pasep apenas em 2024.

Entretanto, como o PIS/Pasep tem o salário mínimo como referência, em 2024 o valor está corrido, portanto será mais maior.

Ademais, para saber quanto o trabalhador tem direito a receber, é só realizar um cálculo simples.

Para isso, é necessário apenas dividir o salário vigente por 12 (meses do ano) e multiplicar pelos meses de trabalho no ano-base.

Para mais notícias sobre o PIS/Pasep, clique aqui.