no , ,

Nubank tira dúvidas do funcionamento das Caixinhas

Nubank tira dúvidas do funcionamento das Caixinhas
Nubank tira dúvidas do funcionamento das Caixinhas

Antes de mais nada, pouco tempo atrás o Nu Reserva vira notícia depois de cotistas serem afetados pela crise da Americanas e terem um rendimento negativo. E até agora, por volta de 175 mil clientes deixaram este fundo de investimento. Devido a isso, o Nubank está sendo alvo de várias críticas, e atualiza sua publicação do funcionamento das Caixinhas, que são uma espécie de aplicação.

Na publicação que foi feita no site da fintech, é afirmado que quando a pessoa aplica na Caixinha, o cliente tem a opção de escolher quais investimentos. Com um deles sendo a Nu Reserva Imediata, que é atrelado a títulos de rendimento ligados à taxa CDI (Crédito de Depósito Interbancário).

No entanto, este fundo tem 20% do total aplicado em títulos privados, as famosas debêntures, que são prejudicadas com a situação varejista.

Títulos do Nu Reserva Imediata

Nesse sentido, 20% são aplicados em debêntures, com o resto dos 80% são em títulos públicos, Créditos de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs). Assim, o fundo não investe em nenhum tipo de renda variável.

Vale lembrar que tais fundos de renda fixa são mais seguros para o investimento, quando comparamos com a renda variável, como o próprio nome sugere.

Com esta informação, o Nubank reafirma que até fundos de renda fixa podem ter uma oscilação, porque se baseiam no mercado financeiro e cenário econômico.

Debêntures que estão no Nu Reserva

Primeiramente, esta variação aconteceu pelo fato que o Nubank investiu em empresas, e o desempenho foi atrelado a estas empresas. Mais especificamente, foi com os títulos da Americanas, depois do anúncio do rombo bilionário.

Neste momento, a dívida da companhia já ultrapassou a casa dos R$ 40 bilhões, e recuperação judicial já foi aberta.

Nesse sentido, o Nu Reserva tinha uma parte aplicada em papéis varejistas quando a crise aconteceu, por isso vários clientes viram seus rendimentos ficarem negativos depois que a crise veio a público.

O que o Nubank recomenda?

Por fim, nesta publicação da Nu Reseva, o Nubank recomenda que seus clientes sempre observem a rentabilidade com um grande período de tempo. Já que este tipo de fundo tem o objetivo de proporcionar rendimentos a longo prazo.