no

Lula fará CORTES no Bolsa Família?

Lula fará CORTES no Bolsa Família?
Lula fará CORTES no Bolsa Família?

Nos próximos meses, o Bolsa Família deve ser efetivamente implementado pelo governo federal. Para que isso aconteça, é preciso reduzir o número de famílias que recebem o benefício de forma irregular.

O Bolsa Família basicamente ainda não é válido no país. O benefício assistencial que é pago pela segunda vez em janeiro e continua em fevereiro é o Auxílio Brasil. Por isso, deve haver um pente fino nos próximos meses antes da implementação oficial do programa de transferência de renda.

Quer entender o que acontece com os beneficiários do programa? Confira os detalhes mais importantes sobre o tema e fique por dentro!

Lula NÃO vai PERDOAR acampamentos, diz Múcio…

CONFIRA Bolsa Família passará por pente-fino!

Como já mencionado, o Bolsa Família ainda não é pago pelo governo federal. Para que o programa seja implementado oficialmente, incluindo o novo valor prometido pelo presidente Lula (PT) na campanha, é preciso uma análise dos registros do CadÚnico.

O que ocorre é que atualmente existem cerca de 10 milhões de cadastros em situação irregular, seja por informações incorretas ou omissas ou por fraude de benefícios, segundo análise da equipe do governo. Dessa forma, o plano é começar um pente fino nos cadastros a partir de fevereiro para que sejam incluídas apenas as famílias que se qualificarem para o valor.

Aliás, em discurso recente, Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento, confirmou que haverá cancelamentos significativos nos próximos meses. Dessa forma, com a eliminação dos não elegíveis, o benefício pode ser pago às famílias que se enquadram no perfil socioeconômico do programa, mas ainda não têm acesso aos valores.

Portanto, é importante que os destinatários atualizem seus registros a partir de agora para incluir informações atuais e verdadeiras. O foco será principalmente nas famílias de pessoas físicas, já que as inscrições nessa categoria vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos.

SAIBA quando o valor adicional passará a valer?

Quanto ao valor adicional que o presidente prometeu durante a campanha, está previsto para ser concretizado após a verificação dos cadastros. Em suma, o presidente Lula garantiu que as famílias com filhos menores de seis anos receberão o valor cumulativo de R$ 150, além do benefício básico de R$ 600.

No entanto, os adicionais só começarão a ser pagos após a implantação do Bolsa Família, que ocorrerá após as análises, em março. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, também haverá uma prorrogação a partir de fevereiro, que atualizará o Cadastro Único.

Junto com isso, o governo vai introduzir a chamada Busca Ativa, que se especula ser uma forma de identificar famílias de baixa renda que deveriam ter acesso ao programa, mas ainda não estão recebendo os valores. Neste momento, é importante estar atento às atualizações sobre este tema.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a maior preocupação do governo neste momento é o desenvolvimento das crianças no Brasil, principalmente da primeira infância. Por isso, com a implantação do Bolsa Família, a condicionalidade também deve voltar:

  • Matrícula e frequência escolar de crianças e jovens;
  • Medidas socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil;
  • Acompanhamento da saúde de gestantes e lactantes;
  • Atualização da caderneta de vacinação das crianças.