no , , , ,

É possível cancelar um PIX? Confira:

possível cancelar PIX
possível cancelar PIX

O sistema criado pelo Banco Central do Brasil facilitou muito as transações financeiras, por outro lado facilitou a possibilidade de fraudes ou golpes. Em contrapartida é possível recorrer e evitar o prejuízo:

Finalmente é possível cancelar um PIX e evitar o prejuízo? Entenda melhor:

O PIX é a transação financeira mais utilizadas no Brasil, por meio dele é possível enviar e receber valores entre diferentes bancos. O maior destaque fica por conta de não ter horário definido assim como não haver distinção de instituição financeira.

Contudo, junto com a facilidade de realizar o procedimento vieram os golpes e fraudes. Indivíduos com má intenção desenvolvem métodos cada vez mais difíceis de se defender.

Formas de se defender

Seja como for, existem casos em que, devido um número incorreto, a transferência é feita para um desconhecido. Apesar de não ser simples existe uma forma de recorrer e evitar o prejuízo.

Portanto conheça uma forma de cancelar um PIX para reaver o seu dinheiro. É necessário observar todos os paços e procedimentos necessários caso aconteça!

Entenda como reaver o montante perdido:

De antemão, é preciso lembrar que não há como cancelar o PIX imediatamente, como clicando em cancelar. Nesse sentido, caso tenha efetuado uma transferência por engano, as instituições bancárias não contam com um recurso que possibilite a imediata devolução do valor.

No caso do cartão de crédito o consumidor entra em contato com a operadora do cartão e solicita a devolução do montante. Apesar disso com o PIX, isto não é possível. Contudo, em casos em que o cliente sofre um golpe, como uma aquisição em um site falso, existe uma maneira de recorrer e apesar de demorado é possível receber de volta o valor.

O que fazer no caso de ser vítima de um golpe?

Existe uma maneira ágil para tentar receber de volta o dinheiro perdido no crime virtual: trata-se do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Em síntese, o MED é uma ferramenta criada pelo próprio Banco Central do Brasil para auxiliar as vítimas de fraudes com o PIX. Com ele é analisado todo o processo de transferência e ressarcimento do valor.

Primeiramente é necessário comunicar o seu banco tudo que aconteceu, e fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia de polícia. Em seguida, a instituição financeira será comunicada e poderá fazer o bloqueio como uma medida preventiva, até o caso ser totalmente analisado.

Após o bloqueio, tanto o seu banco quanto o do possível criminoso terão um prazo de até 7 dias para fazer uma análise do caso. Nesse momento, as instituições bancárias irão verificar se, ocorreu fraude. Caso sim, o valor voltará à sua conta e, automaticamente, será debitado de quem recebeu.

Por último, é importante saber que o prazo do PIX não pode ultrapassar 80 dias para ser avaliado. Caso contrário, não será possível iniciar o procedimento do MED.