no , ,

Recadastro no BOLSA FAMÍLIA Saiba Quem Deverá Fazer

VEJA QUEM DEVE FAZER O RECADASTRO
VEJA QUEM DEVE FAZER O RECADASTRO

As últimas semanas vem sendo muito movimentadas, com relação a uma dúvida sobre os brasileiros dependentes dos programas sociais. Sobretudo, a necessidade de se recadastrar no Bolsa Família, em virtude da transição de Governo. De fato, todo cidadão que faz parte dos beneficiários do Auxílio Brasil precisa ter todos os seus dados registrados e atualizados sob pena de perda do dinheiro. Continue e entenda mais sobre o assunto.

Recadastro do Bolsa Família 2023

Inicialmente, o recadastramento do Bolsa Família poderá ser necessário, uma vez que se observe mudanças no grupo beneficiário e também para confirmar se existem problemas em relação aos critérios para obter o repasse.

Durante o ano passado, no antigo governo, já havia informações sobre possibilidade de fraude nos cadastros, então houve o pedido de exclusão de 2,5 milhões de famílias do programa.

Contudo, a estimativa é de que até 10 milhões de famílias apresentem indícios de fraude ou desatualização nos seus registros. Sendo assim, existe ainda a necessidade de recadastramento do Bolsa Família, pois é preciso a correção de algumas falhas.

Portanto, caso você seja convocado, não significa que irá perder o beneficio ou que obteve o auxilio por meio de fraude, pois pode ser somente a necessidade de atualização do cadastro ou algum critério para manter o seu seguro.

Como irá funcionar o recadastramento?

O processo do Bolsa Família permite a atualização de informações e circunstâncias, que se referem a uma mudança na família. Então, se isso acontecer, verifique quais dados dos beneficiários devem ser atualizados e acesse o aplicativo ou site do Cadastro Único em https://cadunico.dataprev.gov.br.

Outra questão que redobra atenção é quando não há atualização do cadastro durante os dois últimos anos. Ainda que não ocorra nenhuma mudança na família, as informações sobre o endereço e composição familiar devem ser preenchidos.

Logo, acesse o aplicativo do Auxílio Brasil para consultar o benefício e confirmar se não há qualquer problema com o pagamento. Caso seja necessário o governo entrará em contato por aplicativo, mensagens de texto ou ligações.

Dessa forma, o recadastramento no Bolsa Família pode ser solicitado por vários motivos, neste caso é possível realizar o processo completo pelo celular. Veja a seguir como fazer no aplicativo do Cadastro Único:

  • Para se recadastrar, é necessária a atualização dos dados cadastrais. Baixe aplicativo do CadÚnico pelo IOS ou Android conforme o sistema do seu aparelho e realize a atualização.

No app, você vai encontra a opção “Atualização cadastral por confirmação”. Com dois blocos de informação, o primeiro pergunta sobre o “Endereço da família“. Com o cadastro de informações já preenchido, verifique os dados registrados e se houver diferença em relação às informações atuais, atualize os dados.

  • Dados de composição familiar

O segundo bloco de informação é “Atualização cadastral por confirmação” onde você vai informar se houve inclusão ou exclusão de algum membro da família. Caso não haja, apenas revise os dados que constam.

  • Confirmação

Confirme as informações referente aos dados anteriores e depois disso será desbloqueada a opção “Confirmar dados do Cadastro Único“. Clique nela e finalize o processo.

O Bolsa Família

Em resumo, ele é um programa com benefício planejado para pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza e provê o benefício R$ 600,00 (o mesmo que o Auxílio Brasil) no entanto o Bolsa Família pretende acrescentar o valor adicional de R$ 150,00 para cada crianças de 0 a 6 anos, que houver na família.

Até o momento, judicialmente falando, o programa  ainda é Auxílio Brasil mas, há previsão de que o novo Bolsa Família seja oficial a partir de março.