no

DESCUBRA se é possível FAZER transferências internacionais com o Pix

Antes de tudo, o PIX é um sistema de pagamentos instantâneos no Brasil, desenvolvido e regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BC).

Ele também permite que as pessoas façam transações financeiras, como transferências e pagamentos, em tempo real e com baixo custo. 

Além disso, ele utiliza-se de uma forma de pagamento eletrônico que usa meios digitais para realizar transações financeiras, como o uso de QR Code, chave de acesso e endereço de e-mail ou celular.

O Pix é o meio de transferência financeira mais utilizado pelos brasileiros. 

Em dezembro do ano passado, foram movimentados mais de R$ 1 trilhão através desse modelo. 

Contudo, ainda não é possível realizar transferências para outros países, ou seja, transferências internacionais.

Isso acontece porque o Banco Central do Brasil é o responsável por criar e determinar as regras do Pix, e sua funcionalidade e regras se baseiam no sistema bancário brasileiro.

Todavia, esse modelo de transação só funciona entre órgãos financeiros que atuam dentro do território nacional e entre contas que estão no Brasil. 

Porém, para alegria de muitos, já existe um estudo para a criação de um “Pix Internacional”. 

Transferências globais com o Nexus, a versão internacional do Pix!

O BCI (Banco de Compensações Internacionais) está atuando arduamente no desenvolvimento de uma nova plataforma chamada Nexus. 

Ela tem como objetivo principal tornar as transferências internacionais possíveis, e além disso, mais rápidas e seguras.

Nesse sentido, a ideia é desenvolver uma ferramenta que seria similar ao Pix, mas adaptado e direcionado para funcionar no sistema bancário internacional. 

Isso faria com que fosse possível haver transferências internacionais mais rápidas e seguras, além de suportar diversas e diferentes moedas. 

Atualmente, o modelo SWIFT é usado para transações internacionais, mas não é muito bem visto por demorar muito para processar as operações.

Um exemplo claro disso, é que o tempo de processamento das operações via Pix é de 60 segundos, já o SWIFT leva até 2 dias (172.800 segundos) para fazer a mesma coisa. 

Qual a data de lançamento do Nexus?

O Nexus ainda está em processo de desenvolvimento e os primeiros testes podem ser feitos até o final do ano ou início de 2024, mas a divulgação em massa pode ocorrer somente em 2025.

Acontece que deve integrado aos sistemas bancários locais e de outros países, assim, estudar a melhor forma de colocá-lo em prática.

A diferença principal entre o Pix e o Nexus é que enquanto as transações feitas através do sistema brasileiro são gratuitas para pessoas físicas, é provável que o usuário pague taxas para operações feitas com o Nexus.