no

Prorrogação do Auxílio Doença: Veja como solicitar!

prorrogação do Auxílio Doença
prorrogação do Auxílio Doença

Quem recebe o benefício por incapacidade, que é pago de forma temporária, apenas enquanto  o trabalhador se recupera, em algum momento pode precisar solicitar a prorrogação do Auxílio Doença.

Isso porque, muitas vezes, o tempo dado pelo INSS para o pagamento do benefício não é suficiente, se tornando então necessária o pedido de prorrogação.

Vale citar que quando é concedido o auxílio doença, a data final já está informada no próprio documento, onde se determina um prazo de até 30 dias para prorrogação.

No entanto, os segurados sempre ficam na dúvida de como deve ser realizada essa prorrogação. Abaixo explicamos. Confira!

Passo a passo para solicitar a prorrogação do Auxílio Doença

O jeito mais fácil de solicitar a prorrogação do benefício é direto no aplicativo ou site do Meu INSS. Então, é só seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o site ou aplicativo;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Clique em “serviços”;
  • Depois selecione “benefício por incapacidade”;
  • Irão aparecer diversas opções e deve-se clicar em “perícia de prorrogação”;
  • Informe os dados que são solicitados no sistema e finalize o pedido de prorrogação.

Auxílio Doença sem Perícia Médica: Veja os Requisitos

E agora, o que acontece?

Uma vez solicitado a prorrogação do Auxílio Doença, o INSS vai realizar um novo agendamento da perícia médica para confirmar se o benefício deve ser estendido.

Então, no momento de prorrogar, duas situações podem acontecer:

  • Não há possibilidade de agendar a perícia nos próximos 30 dias. Assim seu benefício será prorrogado por mais 30 dias automaticamente;
  • Existe agendamento para os próximos 30 dias e a perícia é marcada.

Assim, até a data da perícia de prorrogação, o auxílio doença continua a ser pago normalmente pelo INSS.

Pedido de prorrogação negado, o que fazer?

Se a solicitação da prorrogação do Auxílio Doença for negada, a primeira atitude a se tomar é encaminhar um pedido de reconsideração, respeitando o prazo de 30 dias do INSS.

Portanto, esse pedido vai obrigar o INSS a reavaliar a negativa que foi dada.

Além disso, é possível também recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social. Todavia, não é a melhor escolha, pois a decisão demora demais, cerca de 2 anos em razão da lentidão da justiça.

Por fim, outra alternativa é entrar com um processo judicial contra a decisão de não prorrogação do Auxílio Doença pelo INSS. Neste caso, o juiz que vai realizar a análise dos documentos.

Sem contar que ele ainda solicitará a um médico de confiança que faça a perícia. Médico esse que não é funcionário do INSS.