no , ,

Lula critica ONU e União Europeia – Polêmica!

Lula critica ONU e União Europeia - Polêmica!
Lula critica ONU e União Europeia - Polêmica!

Lula critica ONU e União Europeia e gera polêmica! Venha ver o que está acontecendo no cenário geopolítico! Durante uma visita a Montevidéu, Lula afirmou que todos os países latino-americanos precisam se unir para poder criar uma ‘nova governança mundial’ e fazer frente à União Europeia em quesitos econômicos e industriais.

Durante a nova conversa nesta quarta-feira (25 de janeiro de 2023), o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou declarações bem polêmicas. Na sua visita a Montevidéu, ele encontrou o presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle Pau e manteve uma conversa de grande importância. Lula afirmou que pretende construir uma espécie de nova governança mundial.  

E para concretizar o plano, conta com a ajuda do Uruguai. Além disso tudo, ele deu a entender que para conseguir sua nova empreitada contará com muitos países latino-americanos.

Lula critica ONU e União Europeia e gera polêmica! Venha ver o que está acontecendo no cenário geopolítico! Durante o novo encontro, Lula falou sobre a falta de ação e a falta de compromisso dos países que fazem parte do bloco da Organização das Nações Unidas (ONU). E alegou que eles são omissos com muitas agendas ambientais e econômicas.

O que Lula diz sobre a ONU?

Lula alegou que: “Até hoje os Estados Unidos não ‘assina’ o Protocolo de Kyoto. Em 2008 eu já era presidente da República e a União Europeia dizia que em 2020 iria existir pelo menos 10% de etanol em toda gasolina Europeia. E era tudo mentira. Já estamos discutindo várias outras matrizes energéticas no Brasil, como hidrogênio verde e até agora nem mesmo a questão do etanol não foi cumprida. A Europa não cumpriu”, disse Lula.

Lula acredita ser um destaque na nova governança mundial! Além disso, o chefe do Executivo do Brasil também criou diversas críticas à falta de representatividade dentro da ONU. E ainda disse ser contrário ao poder de veto das grandes potências mundiais que fazem parte dessa liderança nas tratativas da organização mundial.

O presidente alegou “Então eu realmente espero contar com o Uruguai nessa nova briga por uma nova governança mundial. Que ter mais países participando, com muito mais países no Conselho de Segurança da ONU. E agora sem direito a veto. Aí a ONU será muito mais representativa. E se fosse assim, quem sabe não estaria ocorrendo essa grande guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Se a ONU tivesse mais representatividade isso não aconteceria”, afirmou o presidente Lula.