no , ,

INSS tem 30 dias para responder um pedido de aposentadoria

INSS tem 30 dias para responder um pedido de aposentadoria
INSS tem 30 dias para responder um pedido de aposentadoria

Antes de mais nada, uma decisão da 1ª Vara Federal, determina que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim, tendo que analisar em até 30 dias a liberação de uma requisição de aposentadoria.

Isso aconteceu devido a um caso de atraso que ficou fora do limite aceitável para a análise de um pedido de aposentadoria.

Dessa forma, por determinação, foi dado 30 dias para o INSS atender este pedido. Assim, entenda no texto como esta questão foi resolvida.

INSS tem 30 dias para resolver o pedido de aposentadoria

Então, como dito acima, este caso teve um atraso além do limite razoável para a análise de um pedido de aposentadoria de um idoso. Então, a 1ª Vara Federal de Toledo no Paraná determinou que o órgão teria até 30 dias para realizar esta análise e a conclusão.

Além disso, o caso do idoso em questão, foi realizada no ano passado e até janeiro deste ano o mesmo não teve a resposta do INSS. Por isso, o juiz Wesley Shneider Collyer declara que o órgão extrapolou o limite aceitável que o cidadão deve aguardar pela resposta da análise do benefício.

Vale lembrar que, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece um prazo de no máximo 90 dias para uma resposta a qualquer pedido de benefício. Sendo que este prazo máximo é a forma de garantir que o cidadão não seja prejudicado por uma espera longa.

Entretanto, a maioria das reclamações voltadas ao INSS, são feitas devido a grande espera da análise de solicitações de aposentadoria. Por isso o juiz considerou que 30 dias são o suficiente para que o instituto realize a análise e dê um retorno para o cidadão concluir seu pedido.

“Defiro a liminar pleiteada para a autoridade impetrada que em 30 dias contados da intimação da presente decisão tome as providências necessárias no sentido de concluir a análise do requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição do impetrante” afirma o juiz Wesley Shneider Collyer.

Como solicitar a aposentadoria pelo Meu INSS

Por fim, vamos mostrar como o cidadão pode solicitar a aposentadoria através do aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS). E vale lembrar que, é necessário que a pessoa comprove o tempo mínimo de contribuição, que é:

  • Homem – com 35 anos de contribuição;
  • Mulheres – com 30 anos de contribuição.

Entretanto, existe cidadãos que não possuem o tempo total necessário de contribuição. Nesse sentido, o INSS analisa a possibilidade de inserir a regra de transição mais vantajosa, de acordo com a Reforma da Previdência.

Além disso, dentro do aplicativo do governo, você tem a possibilidade de realizar uma simulação deste serviço, sem o atendimento presencial. Então, confira abaixo como você pode realizar o pedido de sua aposentadoria pelo aplicativo:

Como solicitar o benefício

  • Baixe e depois entre no aplicativo Meu INSS (caso seja primeiro acesso será preciso fazer o cadastro, se já tiver basta entrar com login e senha);
  • Depois clique no botão “Novo Pedido”;
  • Em seguida, digite o nome do serviço/benefício que deseja (no caso aposentadoria);
  • Leia o texto na tela e avance seguindo as instruções e enviando os documentos solicitados para evitar a falta de dados;
  • Por fim, aguarde o número do seu processo e confirme para concluir o pedido. Geralmente são 45 dias para receber o retorno.

Como ver a resposta do INSS

  • Entre no aplicativo Meu INSS;
  • Depois clique no botão “Consultar Pedidos”;
  • Procure o seu seu processo na lista;
  • Para verificar o andamento basta clicar em “Detalhar”.

E caso demore muito pela resposta no prazo determinado, peça informações do seu processo através da Central de Atendimento INSS no telefone 135,e siga todas solicitações.