no ,

Atenção! essas pessoas vão parar de receber o Bolsa Família

Atenção! essas pessoas vão parar de receber o Bolsa Família
Atenção! essas pessoas vão parar de receber o Bolsa Família

Primeiramente, em 2003 o durante o governo de Lula (PT), foi concebido o Bolsa Família, que ficou durante todo seu período governando o país. Então, o ex-presidente Bolsonaro (PL) durante seu governo extinguiu o programa e o substituiu pelo Auxílio Brasil.

Entretanto, ambos programas tem a mesma finalidade: atender a população que se encontra em vulnerabilidade social no país. E pela troca de governo, o programa antigo criado por Lula volta a ser a principal transferência de renda no país.

Nesse sentido, com a troca vão existir mudanças em relação ao Auxílio Brasil, que foi criado em 2021. Em vários sentidos, o Bolsa Família continua muito semelhante ao antigo programa de transferência de renda de Bolsonaro. Com o ministro de Desenvolvimento Social, anuncia que terá mudanças. De acordo com Wellington Dias, pessoas vão ser removidas da lista de beneficiários do programa social.

10 milhões de pessoas podem perder o Bolsa Família

Antes de qualquer coisa, temos que entender como funciona o programa social a transferência de renda atualmente. Como dito acima, o Bolsa Família é pago para quem está em situação de extrema pobreza ou pobreza. Entenda a diferença das categorias abaixo.

  • Entende-se por  extrema pobreza,  famílias cuja renda mensal familiar seja de até R$ 105,00 per capita (por pessoa);
  • Já a pobreza acontece quando a família tem uma renda mensal de até R$ 210,00 per capita. Neste caso, a inscrição no programa é permitida, desde que um dos integrantes seja gestante, lactante ou possua até 21 anos de idade. 

E para receber o Bolsa Família, é necessário que a família tenha inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Mas depois das eleições, o TCU (Tribunal de Contas da União) percebe que houve um aumento em famílias declaradas como unipessoais. Que significa, famílias que tem apenas um integrante.

Entenda como será feito o pente-fino

Por fim, o ministro afirma que vai utilizar os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para verificar as informações dos beneficiários do Bolsa Família. E juntamente a isso, ele vai usar uma averiguação nos dados do Cadastro Único.

E tem uma expectativa que por volta de 10 milhões de pessoas tenham seu benefício cortado. Dias afirma que esta medida é necessária para que o governo possa adicionar mais pessoas corretas no benefício. Então sempre mantenha o seu CadÚnico atualizado para não perder o seu benefício.