no , ,

Passo a Passo Para o RECADASTRAMENTO Do Bolsa Família

RECADRASTAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA
RECADRASTAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

É muito importante a atualização dos dados para manter os benefícios do Bolsa Família. Isso ganhou mais importância agora que o governo Lula indicou que excluirá famílias com indícios de fraude do programa. 

Sendo assim, para evitar qualquer problema, o recadastramento do Bolsa Família pode ser necessário.

Em geral, esse recadastramento serve para observar se houve mudanças na família beneficiária e confirmar se não existem divergências em relação aos critérios para conseguir o Bolsa Família.

Recadastramento Bolsa Família

No último ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o grupo de transição para o novo governo já recebia informações sobre possíveis indícios de fraude nos cadastros do Bolsa Família. 

Então, o atual Ministro da Economia, Fernando Haddad, já em dezembro o ex-presidente havia pedido a exclusão de 2,5 milhões de famílias do programa.

E agora em janeiro de 2023, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome do governo Lula, Wellington Dias, iniciou os trabalhos para o recadastramento dos casos com maiores indícios de suspeitas de fraudes.

Portanto, estima-se que até 10 milhões de famílias apresentem indícios dessas fraudes ou desatualizações no cadastro. Porém, a princípio estão sendo priorizados os recadastramentos dos 2,5 milhões de beneficiários com maiores indicativos.

Vale destacar, que isso não significa, que todas essas pessoas tenham feito algo de errado. Em alguns casos, pode se tratar apenas de desatualização do cadastro.

Assim, caso você tenha sido convocado ou já cumpra algum critério para a atualização, não perca tempo.

Passo a passo recadastramento do Bolsa Família

É bem simples fazer o seu recadastramento no Bolsa Família. A princípio ao ser notificado ou estar dentro de algum dos casos em que a atualização é obrigatória, é possível fazer o processo todo por meio do celular.

Passo 1: Aplicativo do Cadastro Único

Primeiramente, para se ter acesso ao Bolsa Família, todos precisam ter um Cadastro Único.

Logo, no caso do recadastramento, é necessária apenas uma atualização dos dados cadastrais. Para esse serviço, contudo, não é necessário sair de casa; basta baixar o aplicativo do Cadastro Único.

Ainda assim, ele pode ser encontrado por meio da Apple Store, para iPhones, ou Google Play, para celulares Android. Há também a opção de acesso pelo site, mencionado anteriormente.

Passo 2: Dados de endereço da família

Depois, no aplicativo, você encontra a opção chamada “Atualização cadastral por confirmação”. Por lá, vão ser exibidos dois blocos de informação. O primeiro deles é nomeado de “Endereço da família”.

Assim como você já possui um cadastro, as informações já devem estar todas preenchidas. O que deve ser feito é a revisão dos dados registrados. Caso exista qualquer diferença em relação às informações atuais do beneficiário, é necessário atualizá-las.

Passo 3: Dados de composição familiar

Este tópico, é um outro bloco de informação dentro da “Atualização cadastral por confirmação”. A ideia é a mesma. O usuário é questionado se houve inclusão ou exclusão de membros na família.

Assim, se não houver alteração, é só revisar os dados existentes.

Passo 4: Confirmação

Por fim, o último passo é a de confirmação. O beneficiário confirma as informações dos dois blocos de dados e atesta a sua veracidade. Após essas etapas, fica desbloqueada a opção “Confirmar dados do Cadastro Único”. Basta clicar e finalizar o processo.