no

BNDES financia gasoduto na Argentina!

BNDES financia gasoduto na Argentina!
BNDES financia gasoduto na Argentina!

Lula irá fortalecer aliança com EUA? Saiba como!

Para Lula, se os empresários e o governo estão interessados e o Brasil possui o BNDES, o país deve criar condições para o financiamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que tem interesse em utilizar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar o gasoduto na Argentina.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (23), após o encontro do petista com o presidente argentino, Alberto Fernández.

Lula viajou para Buenos Aires neste domingo (22), acompanhado de uma comitiva presidencial formada por ministros. Além do financiamento do gasoduto pelo BNDES, outro assunto comentado foi o estudo de uma moeda comum entre Brasil e Argentina. Portanto para diminuir a dependência dos países do dólar norte-americano.

Financiamento do BNDES aconteceria “dentro das possibilidades econômicas”

De acordo com o presidente Lula, o financiamento do gasoduto na Argentina por meio do BNDES aconteceria “dentro das possibilidades econômicas”.

Embora não tenha detalhado o processo de financiamento com o BNDES, Lula citou uma possível construção de um gasoduto na Vaca Muerta, a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e a quarta de petróleo não convencional. A reserva fica localizada na Patagônia, na província de Neuquén.

“Tenho certeza de que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto. Certamente, os empresários brasileiros têm interesse nos fertilizantes que a Argentina tem. Tenho certeza de que os empresários brasileiros têm interesse no conhecimento científico e tecnológico da Argentina”, disse o presidente.

De acordo com Lula, se os empresários e o governo estão interessados e o Brasil possui um banco de desenvolvimento, o BNDES, o país deve criar condições para um financiamento do gasoduto argentino.

O presidente ainda reiterou as críticas ao governo anterior, que não buscava recursos para financiar obras em países da América do Sul. De acordo com Lula, o presidente sentia “orgulho” na época em que o BNDS possuía mais recursos do que o Banco Mundial.

VIAJEM de Lula para Argentina

O presidente Lula viajou para Buenos Aires, na Argentina, neste domingo (22). O petista se encontrou com o presidente do país argentino, Alberto Fernández. De acordo com Lula, a intenção é “reestabelecer uma relação de paz e de crescimento para retomar as relações Brasil e Argentina”.

Os chefes se reuniram na Casa Rosada e assinaram uma Declaração Conjunta, na qual “compartilharam a intenção de criar, no longo prazo, uma moeda de circulação sul-americana, com vistas a potencializar o comércio e a integração produtiva regional e aumentar a resiliência a choques internacionais”.