no

Lula: PRIMEIRAS viagens INTERNACIONAIS

Lula: PRIMEIRAS viagens INTERNACIONAIS
Lula: PRIMEIRAS viagens INTERNACIONAIS

Além da Argentina e do Uruguai, o presidente Lula já confirmou novas viagens a outros países. Confira!

Na noite deste domingo (22), o presidente Lula (PT) embarcou para a Argentina, seu primeiro destino internacional no atual mandato. Além de cumprir a agenda no país vizinho comandado por Alberto Fernandez, outras viagens ao exterior já estão confirmadas para o novo presidente.

Segundo informações veiculadas pelo Palácio, após passagem pela Argentina, o diretor-executivo deve seguir para o Uruguai. A decisão de começar pelos países latino-americanos é uma forma de reatar laços aqui na região.

Vale destacar também que o Brasil voltou a fazer parte da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Durante o governo de Bolsonaro, o país deixou o grupo devido a divergências ideológicas com Cuba e Venezuela.

Lula irá fortalecer aliança com EUA? Saiba como!

Lula e a política internacional

As primeiras viagens internacionais do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estão programadas. De acordo com o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), os primeiros destinos do petista serão a Argentina, China e Estados Unidos. O anúncio foi feito nas redes sociais, nesta quarta-feira (14/12).

De acordo com Padilha, os destinos foram escolhidos pela “tradição da diplomacia brasileira”, já que os três países, “são os nossos maiores parceiros”, conforme o deputado.

“O Brasil tá voltando ao seu lugar de destaque na Política internacional”, escreveu o deputado em seu Twitter.

Próximas viagens de Lula

Depois de voltar do Uruguai, Lula deve viajar para os Estados Unidos e China, principais parceiros comerciais do Brasil, nos próximos meses. Além disso, já está prevista uma viagem a Portugal, prevista para abril deste ano.

Para os EUA, a visita é uma forma de simbolizar o desejo de manter as relações entre os países, principalmente com o governo de Joe Biden, o que pode levar a uma troca de pontos de vista muito importante. Ainda mais para agendas comuns como a defesa da democracia.

Com relação à China, é de grande interesse para ambos os lados manter relações, principalmente as relacionadas ao agronegócio e à mineração.

Viagem para Argentina e Uruguai

Segundo os internacionalistas, é tradição que as primeiras viagens aconteçam para países vizinhos como Argentina e Uruguai. Mas com Lula, a medida é uma forma de estreitar os laços entre as nações, algo que não acontecia nos anos anteriores devido à relação conflituosa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o líder argentino.

Acompanhado aos países vizinhos, Lula viaja acompanhado da primeira-dama Janji, dos ministros Fernando Haddad, Nísia Trindade, Mauro Vieira e outros nomes que integram o novo governo.

Lula e a política internacional

Em toda a sua campanha eleitoral, o presidente eleito ressaltou o seu compromisso em restabelecer a aproximação com as outras nações. Ontem (13/12), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, Lula disse que vai começar a viajar para conversar com outros chefes de Estado assim que tomar posse.