no

Bolsa Família: Busca ativa já foi CONFIRMADA

Bolsa Família: Busca ativa já foi CONFIRMADA
Bolsa Família: Busca ativa já foi CONFIRMADA

Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento Social, disse que a “perseguição ativa” ao Bolsa Família já havia sido autorizada por Lula. A seguir, entenda o que é e como afeta o dia a dia do destinatário.

Especificamente: a recomendação de implementar uma “busca ativa” para os beneficiários do Bolsa Família é implementada com o apoio das prefeituras. A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Primeiro, a proposta de um programa de “busca ativa” de beneficiários foi proposta pela equipe de transição e Lula já a aceitou plenamente, segundo o ministro.

Para isso, a busca conta com assistentes sociais da prefeitura para localizar, identificar e incluir pessoas vulneráveis ​​que, por um motivo ou outro, não sabem que têm direito ao benefício ou não podem participar do programa. Entenda como isso acontece.

13º salário Bolsa Família será liberado? Saiba tudo agora

VEJA O que é busca ativa

A busca ativa é, na verdade, uma técnica usada para encontrar pessoas desaparecidas ou que precisam de ajuda. Assim, envolve o uso de vários métodos para encontrar e localizar essas pessoas, incluindo coleta de informações, entrevistas com amigos e familiares, busca em áreas específicas, uso de tecnologia como rastreamento de dispositivos móveis e análise de dados.

As buscas ativas podem ser realizadas principalmente por equipes de busca e salvamento, agências governamentais, organizações não governamentais, voluntários e até a própria comunidade. Geralmente é feito em emergências, como desastres naturais, crianças desaparecidas ou idosos, ou em casos de sequestro.

Também é importante observar que a busca ativa é diferente da busca passiva, que se concentra em esperar que alguém faça login ou seja encontrado por outros meios, sem tomar medidas ativas para encontrar a pessoa. A busca ativa é uma estratégia proativa para encontrar uma pessoa perdida.

Quando vai começar a “busca ativa” do Bolsa Família?

Segundo o ministro, de fato, está previsto para fevereiro um programa de busca ativa com assistentes sociais e o pente no Bolsa Família para que possa ser pago um benefício adicional de R$ 150 para crianças menores de 6 anos começarem. em março.

No entanto, a expectativa, segundo Dias, é incluir essas pessoas no benefício e continuar a integração “com a rede socioassistencial, todo o Sistema Único de Assistência Social, Cras [Centro de Referência da Assistência Social] e Creas [Centro Especial de Laudos da Assistência Social]” .

O que são os CRAS e os CREAS?

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) são instituições públicas integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil.

Portanto, o CRAS é uma unidade de assistência social que oferece serviços básicos de proteção social básica e fortalecimento de vínculos familiares. É a porta de entrada para os serviços de assistência social. Estamos falando de aconselhar, informar, recomendar e acompanhar famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Atuam na prevenção e atendimento de demandas sociais, garantem acesso a direitos e desenvolvem atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

No entanto, o CREAS é uma unidade especializada de assistência social que atende pessoas e famílias em situação de violência. Oferece atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento a pessoas em situação de violência doméstica e sexual, a crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Eles também fornecem conselhos e encaminhamentos para outros serviços de assistência social e instituições de saúde e justiça.

Ambos os serviços servem principalmente para promover, proteger e defender os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é garantir o acesso a direitos e o desenvolvimento de atividades para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

SAIBA mais detalhes

Especificamente: para os representantes dessa categoria, seria uma bênção reativar a prática de busca ativa de cidadãos vulneráveis ​​que possam ser úteis. “A busca ativa é uma das principais ferramentas de trabalho da política social. Acima de tudo, considerando a diversidade do Pau-Brasil, nas mais diversas e de difícil acesso.