no

IPVA: como se proteger do GOLPE?

IPVA: como se proteger do GOLPE?
IPVA: como se proteger do GOLPE?

Proprietários de veículos estão recebendo boletos falsos de IPVA por e-mail, redes sociais e WhatsApp de fraudadores que armaram esquemas perigosos. Veja como se proteger.

Entre os anos, janeiro sempre traz consigo muitas obrigações financeiras. O mais significativo é a arrecadação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de mais de 17,9 milhões de automóveis somente no estado de São Paulo. Ao emitir um recibo, o engano também se aplica aos proprietários de automóveis que pretendem pagar impostos.

Os golpes mais comuns incluem principalmente boletos falsos enviados às vítimas por e-mail, carta, mensagens de texto e até WhatsApp. Em alguns casos, vêm de órgãos governamentais como o Detran (Agência Nacional de Transportes) ou a Receita Federal. De qualquer forma, aprenda a se proteger.

AFINAL Carros ELÉTRICOS Pagam IPVA? Confira

MEDIDAS e conselhos para se PROTEGER!

Nele, os pagamentos são direcionados principalmente a fraudadores. Recuperar dinheiro perdido pode ser muito difícil para um advogado experiente devido à complexidade dos fraudadores. A principal razão pela qual as pessoas caem nesses ataques é uma combinação de desatenção e automação praticada pelos fraudadores.

As vítimas não verificam as contas com cuidado e não as enviam para pagamento no prazo. A maioria dos golpes começa com as informações da vítima que o golpista já possui, o que significa que o golpista já conhece um endereço de e-mail ou número de telefone. O banco de dados é frequentemente obtido por fraudadores na deep web.

Luiz Augusto D’Urso, advogado e professor especializado em crimes cibernéticos, esclareceu que a desconfiança dos proprietários de automóveis deve aparecer quando recebem multas por meio das redes sociais.

Em CASO de GOLPE do IPVA, você sabe como agir?

Primeiro, em caso de abuso de transferência, a vítima deve preencher um boletim de ocorrência, que pode até ser preenchido online. O melhor a fazer é ir à autoridade policial e a um advogado que possa analisar se não houve responsabilidade por parte do banco, por exemplo.

Para se proteger de golpes, o melhor conselho é obter o máximo de informações possível. Enfatiza um professor especializado em crimes informáticos. Segundo D’Ursa, os proprietários de carros obtêm todas essas descrições na Internet, a maioria em sites do governo. “Buscar conselhos gera desconfiança. Isso geralmente é muito eficaz na prevenção de ações de fraudadores”, acrescentou o advogado.

Seja como for, FUJA de FRAUDES

Primeiro, existem várias maneiras de se proteger de golpes na Internet. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a evitar ser vítima de um golpe em primeiro lugar:

  • 1. Cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
  • 2. Antes de fornecer qualquer informação pessoal ou financeira, faça uma pesquisa sobre a empresa ou pessoa com quem está lidando;
  • 3. Verifique o URL do site antes de fornecer informações pessoais ou financeiras. Verifique se você está em uma página segura começando com “HTTPS” e um cadeado verde na barra de endereço;
  • 4. Não clique em links desconhecidos ou suspeitos, mesmo que pareçam ser de fonte confiável;
  • 5. Não forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou SMS, a menos que tenha feito contato;
  • 6. Cuidado com o phishing, em que golpistas tentam obter suas informações pessoais enviando e-mails ou mensagens de texto que parecem vir de fontes confiáveis, como seu banco ou administradora de cartão de crédito;
  • 7. Use ferramentas de segurança como firewalls e antivírus para ajudar a proteger seu computador contra ameaças da Internet;
  • 8. Esteja ciente de qualquer atividade suspeita em suas contas bancárias ou de cartão de crédito e notifique seu banco ou emissor do cartão imediatamente se suspeitar de fraude.

Lembre-se de que os golpistas são criativos acima de tudo e estão sempre encontrando novas maneiras de enganar as pessoas. De qualquer forma, manter-se vigilante e proteger suas informações pessoais e financeiras é a melhor maneira de se proteger de golpes na Internet.