no ,

Nubank pode dar calote em seus clientes devido a Americanas?

Nubank pode dar calote em seus clientes devido a Americanas?
Nubank pode dar calote em seus clientes devido a Americanas?

Com o recente rombo bilionário nas contas das lojas Americanas, ainda influencia muito as movimentações do mercado financeiro. Dessa forma, a vítima mais recentes de tais inconsistências da varejista é o fundo de reserva imediata do Nubank.

Isto acontece que parte considerável do patrimônio deste fundo é aplicado em debêntures da Americanas, tendo uma grande desvalorização. Assim, os clientes tiveram uma rentabilidade negativa em seus investimentos, tendo um destaque muito ruim para fintech durante os últimos dias em redes sociais.

Isso acontece pois a Nu Reserva Imediata é o maior fundo de investimento em número de cotistas no Brasil, tendo investimentos a partir de R$ 1. Fora isso, o Nubank o seu RDB para reserva de emergência.

Ele é divulgado por ser um fundo seguro e ter renda fixa, mas a rentabilidade negativa assusta muitos de seus aplicadores.

Riscos da renda fixa?

Diferente da movimentação comum do mercado de ações, em que os ativos ficam vítimas das condições do mercado. O fundos de investimentos em renda fixa são informados no ato da aplicação. Dessa forma, tais investimentos são classificados como baixo risco quando comparado as outras modalidades disponíveis.

Entretanto, mesmo sendo considerado baixo risco, ela ainda possui risco no crédito. Então, tem chances do investidor ter prejuízos, mesmo que seja baixo.

Assim, no investimento em renda fixa, o usuário está basicamente emprestando dinheiro para a instituição, tendo chances que essa financeira não devolva o pagamento prometido.

Por este fato que os clientes do Nubank estão com medo pela situação das Americanas, onde a fintech tinha uma grande parte de seus investimentos. Confira abaixo o que aconteceu.

Caso Americanas

Por fim, depois da divulgação do rombo contábil de R$ 40 bilhões nas contas da Americanas, teve risco de crédito para empresas. Isso acontece, pois os debêntures da empresa desvalorizarem muito.

Então, em 17 de janeiro a empresa divulga que não fez os pagamentos previstos aos debenturistas, gerando uma grande desvalorização de títulos comprados.

E quem era debêntures da Americanas em sua carteira de investimentos, teve grande perda, igual investidores do fundo de reserva do Nubank. Com muitos clientes perdendo dinheiro, muitos nem sabiam que podiam ter prejuízos em investir na renda fixa.