no

IPVA: Veja como gerar a guia de pagamento

IPVA: Veja como gerar a guia de pagamento
IPVA: Veja como gerar a guia de pagamento

O pagamento do IPVA em 2023 já está disponível em todos os estados. Veja como emitir um comprovante de pagamento!

O pagamento do IPVA é um imposto obrigatório para todos os brasileiros que possuem veículos automotores no Brasil. Por isso, é importante ficar atento ao recebimento ou emissão das guias para não ter problemas com a documentação do seu veículo.

Além disso, há casos em que os motoristas podem ficar isentos do IPVA se atenderem a determinados critérios estabelecidos pelos estados onde o veículo foi matriculado. Veja abaixo como gerar o comprovante de pagamento do IPVA e saiba mais sobre o imposto.

AFINAL Carros ELÉTRICOS Pagam IPVA? Confira

CONFIRA o Passo a passo para obter a guia de pagamento do IPVA 2023

Primeiramente, é preciso entender como será cobrado o IPVA em 2023 no seu estado. Em algumas delas, a guia não possui versão física e é necessário entrar no site oficial do Detran responsável e emitir o documento.

Porém, alguns locais ainda entregam o documento, como o IPTU. Em ambos os casos, não deixe de conferir o valor e se o destinatário é um órgão público do seu estado, que é o governo.

Embora os portais do DMV possam variar em cada região, todos eles têm uma caixa de pesquisa. Basta digitar “IPVA” e a busca retornará para a página onde você emite o boleto. Para isso, tenha em mãos os dados pessoais e do veículo Renavam.

SAIBA quem não precisa pagar o IPVA em 2023

Por se tratar de um imposto estadual, cada estado pode definir as datas, prazos de pagamento e valores relativos ao IPVA, inclusive os critérios para isenção do imposto.

Em geral, eles podem variar, mas geralmente estão relacionados, entre outras coisas, ao tempo de fabricação do carro, a doenças ou à incapacidade do motorista de dirigir o veículo. Por exemplo, em estados como Ceará, Bahia, Espírito Santo e Maranhão, já existem benefícios parciais ou isenções após 15 anos de produção.

No caso de doença, é necessário comprovar por meio da perícia do SUS que o proprietário do veículo possui doença grave.

O IPVA é calculado a partir do valor da venda do veículo na tabela FIPE, e o não pagamento pode resultar na entrada do devedor em dívida ativa com o Estado e na impossibilidade de ele emitir o CNH.