no , ,

INSS: Como receber o Teto do INSS?

INSS: Como receber o Teto do INSS?
INSS: Como receber o Teto do INSS?

O valor do teto do INSS para aposentados e pensionista segurados do Instituto passou a ter um novo valor nesse início de 2023.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios.

A saber, o Teto é valor máximo pago pelo INSS por um benefício, pago a trabalhadores que ganham valores a cima do salário mínimo.

Dessa forma, quem recebe o valor do Teto do INSS recebe um valor bem mais generoso do que quem recebe o Piso, por exemplo.

Como funciona o teto do INSS?

Para os beneficiários do INSS que recebem mais de um salário mínimo, o aumento será de 5,93%, reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

Assim, com esse reajuste de 5,93%, o valor do Teto de pagamento do INSS passou de R$ 7.087,22 para R$ 7.507,49.

Entretanto, como o segurado pode fazer para se aposentar recebendo o valor máximo pago pelo INSS?

Então, para receber o valor do Teto é necessário que os pagamentos realizados pelo segurado(a) seja referente a base do valor máximo do INSS.

Com a Reforma da Previdência de 2019, o cálculo dos benefícios previdenciários foi alterado e os cálculos de aposentadoria utilizam a média de todas as contribuições desde 1994.

Fato que também dificulta o recebimento do teto.

Dessa forma, o segurado receberá o referente a 60% do valor benefício, acrescido de 2% por ano de contribuição, acima dos 20 anos para homens e de 15 anos para as mulheres.

Desse modo, para quem pretende receber o Teto do INSS, é necessário que as contribuições, sejam todos os anos, no valor máximo do teto do INSS.

Além de ter um tempo médio de aproximadamente 40 anos, para os homens e 35 anos para as mulheres.

Assim, é necessário a identificação de todo o período de contribuição do segurado

para se determinar qual o valor do seu benefício e quais as melhores soluções para se for o caso, aumentar o valor da aposentadoria.

Para mais notícias sobre o INSS, clique aqui.