no

Auxílio-creche! QUEM tem direito e COMO funciona?

Auxílio-creche! QUEM tem direito e COMO funciona?
Auxílio-creche! QUEM tem direito e COMO funciona?

O auxílio-creche é um auxílio-trabalho estabelecido por lei. Veja quem tem direito e como se inscrever neste artigo!

A criação do hospital baseou-se no princípio da assistência e reembolso das despesas incorridas por um novo membro da família. Aliás, também promove maior estabilidade emocional para os pais continuarem dando o seu melhor no ambiente de trabalho.

O benefício previsto em lei para os contratos CLT visa, portanto, garantir o sustento por um período determinado para ajudar nas despesas com a creche dos filhos pequenos.

O valor é pago exclusivamente à mãe e deve ser disponibilizado em empresas que tenham no mínimo 30 funcionários maiores de 16 anos.

Entenda como funciona o auxílio-creche

VEJA! Auxílio-creche aumenta PRODUTIVIDADE e REDUZ erros

Segundo relatório da International Finance Corporation, as funcionárias de empresas nacionais que oferecem serviço de atendimento apresentam menores índices de erros e absenteísmo.

Além disso, são profissionais mais engajados e comprometidos com a marca, pois se sentem seguros e acolhidos pela instituição.

O pagamento do benefício é obrigatório nas empresas com mais de 30 funcionários. No entanto, há um incentivo para que todas as empresas ofereçam suporte.

Assim, o valor é uma forma de ajudar o profissional a custear um ambiente seguro para o bebê, para que a mãe possa retornar às suas atividades laborais com tranquilidade.

Além disso, algumas organizações, além de convênios com estabelecimentos que garantem descontos, oferecem creche própria, alternativa ao pagamento do auxílio.

A Constituição prevê o pagamento de benefício às mães que tenham filhos menores de 6 meses e/ou estejam amamentando. Assim, dependendo da instituição, é possível que a mãe receba ajuda em condições diferentes. Em alguns casos, o pai também pode obter ajuda.

Informações gerais sobre os apoios podem ser conferidas no PL aprovado em 2015 pela Câmara Legislativa. Para casos não previstos em lei, é recomendável que o colaborador entre em contato com o RH para entender a prática da empresa em relação ao benefício.

SAIBA como solicitar o BENEFÍCIO!

Para requisitar o pagamento do auxílio, é necessário que a funcionária entre em contato com o setor responsável pelos Recursos Humanos, apresente a certidão de nascimento da criança e faça a solicitação.

Formas de complementar o auxilio-creche

Se a empresa pretende oferecer uma complementação ao auxílio-creche, mas não pode gerar ônus para isso, ou se a funcionária deseja levar sugestões para melhorar as condições da maternidade no ambiente empresarial, confira algumas dicas!

Uma medida possível para empresas que oferecem creche dentro do ambiente de trabalho é ofertar uma área exclusiva para amamentação. Além de reduzir a preocupação e evitar constrangimentos, não causa aumento de custos para a organização.

Além disso, é necessário rever os horários e modelo de trabalho. Algumas funções, por exemplo, podem ser realizadas em home office ou ter horários mais flexíveis.

Isso permite que os funcionários tenham equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, alcançando mais satisfação e trabalhando mais e melhor.

Além disso, após o nascimento da criança, a empresa concede uma licença maternidade, que dura em média quatro meses e, às vezes, a licença paternidade por 5 dias. Por sua vez, a empresa pode conceder licenças estendidas ou oferecer o home office após a licença.