no

Entenda o motivo da greve dos entregadores em 25 de janeiro

Entenda o motivo da greve dos entregadores em 25 de janeiro
Entenda o motivo da greve dos entregadores em 25 de janeiro

Antes de mais nada, no dia 25 de janeiro está programado uma greve para todos trabalhadores que atuam como entregadores de aplicativos. Isso vai acontecer nos principais centros comerciais nas proximidades das sedes do iFood e outras empresas deste setor. Este movimento vai ocorrer em 12 estados.

Com a principal reivindicação destes trabalhadores sendo a melhora nas condições de trabalho, com reajuste em taxas de entrega, fim da terceirização de motoboys para entregas dentro do app e cancelamento de entregas múltiplas.

Este movimento pela categoria ganhou força no ano passado, e no momento, já começa ser observado pelo Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Organização da greve

A princípio, esta greve foi feita através de grupos no WhatsApp e Telegram. Se baseando nos números apresentados através da plataforma da Meta, se espera mais de 13 mil trabalhadores nesta mobilização. Sem contar as pessoas que vão se organizar por outros meios.

Dessa forma, Centrais Sindicais juntos as empresas de aplicativos de entrega, estão cobrando o atual governo um maior dialogo com a categoria, e uma criação de um fundo social para atender todos os entregadores.

Governo Lula abordando os entregadores

O presidente Lula (PT) e membros de seu governo estão falando sobre o tema da regulamentação do trabalho que é exercido pelos entregadores de aplicativo.

Entretanto, todos funcionários deste setor alegam que existe uma falta de comunicação do novo governo e os entregadores de aplicativo.

Ministério do Trabalho

Por fim, nesta última terça-feira 17 de janeiro, entregadores de aplicativo vão ser recebidos pelo Ministério do Trabalho. Aonde o secretário da Economia Solidária, Gilberto Carvalho vai debater todas as condições trabalhistas e propostas do novo governador para este setor em específico.

Outro problemas que o governo Lula enfrenta

Com a troca do Auxílio Brasil para Bolsa Família, governo Lula realiza um pente-fino em todos cadastrados no antigo programa social. E segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, cometa que existe por volta de 2,5 milhões de brasileiros que estão recebendo o benefício de forma indevida.

Dessa forma, foi informa do que o governo vai realizar no total 10 milhões de famílias que estão com o seu CadÚnico atualizado. Quer saber mais sobre o assunto? clique aqui e saiba tudo