no

Aposentadoria especial: esses profissionais têm direito

Aposentadoria especial: esses profissionais têm direito

Saiba quem tem de fato direito à aposentadoria especial oferecida pela Previdência Social. Acesse todas as informações aqui. A saber:

Aposentadoria especial é, assim, um benefício concedido aos trabalhadores que exercem atividades consideradas insalubres ou perigosas. O objetivo é proteger esses trabalhadores, que estão sujeitos a condições adversas de trabalho, como por exemplo, exposição a agentes nocivos à saúde.

Para se ter de fato direito à aposentadoria especial, é necessário comprovar que o trabalhador exerceu atividade insalubre ou perigosa por pelo menos 15 anos. Além disso, é preciso cumprir determinados requisitos, como idade mínima e tempo de contribuição.

A aposentadoria diferenciada assim garante um benefício maior do que o da aposentadoria por idade. Isso porque o tempo de contribuição é reduzido em cinco anos para os homens e em sete anos para as mulheres.

A aposentadoria especial pode ser considerada a melhor forma de se aposentar, mas tem causado dores de cabeça para alguns segurados. Aumentou sobretudo após a reforma da previdência em 2019. A seguir, você confere quem tem direito à aposentadoria especial e mais informações sobre o benefício. Fique atento!

Antes de discutirmos a definição de quem tem direito à aposentadoria diferenciada, devemos primeiro entender o que é esse benefício. É um benefício previdenciário destinado aos trabalhadores que exercem atividades profissionais que envolvam exposição a substâncias nocivas.

Insalubridade: agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos.

Periculosidade: coisas que geram risco de morte para a pessoa.

Neste artigo, vamos abordar os principais aspectos da aposentadoria especial, como os requisitos para se obter o benefício e as regras de cálculo da pensão.

Quem possui direito à aposentadoria especial?

Algumas profissões que possem direito à aposentadoria especial. Esses são alguns exemplos de quem tem direito à aposentadoria dessa forma, mas a novidade é que guardas municipais e agentes de trânsito têm potencial para receber benefícios. A saber:

  • Operadores de máquinas de raios-X;
  • motoristas, cobradores de ônibus e tratoristas;
  • telefonistas ou telegrafistas;
  • aeronautas ou aeroviários;
  • metalúrgicos, fundidores, forneiros, soldadores e alimentadores de caldeira;
  • médicos, dentistas, enfermeiros e podólogos.

Aposentadoria especial é um benefício concedido aos trabalhadores que exercem atividades consideradas insalubres ou perigosas. O objetivo é recompensar esses profissionais pelo risco a que estão expostos durante a vida laboral. No entanto, para ter direito à aposentadoria especial, é preciso atender a alguns requisitos, como ter pelo menos 15 anos de contribuição e cumprir determinadas condições de tempo mínimo de exposição à atividade insalubre ou perigosa.