no ,

Horário de verão 2023: o que esperar?

Horário de verão 2023

Atualmente, o governo federal não anunciou se vai de fato implementar ou não o horário de verão em 2023. No entanto, caso a medida dependa de entidades ligadas ao setor do turismo, hotelaria e gastronomia, deverá ser implementada ainda este ano. Como resultado, enviaram dois ofícios aos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente.

Após sua eleição, o presidente Lula assim realizou uma pesquisa no Twitter para determinar se o horário de verão deve ou não ser restabelecido em 2023. A maioria dos entrevistados afirmou que 66,2% é o método de retorno ao horário de verão. Com 2,3 milhões de votos, foi o segundo partido mais popular do país.

Não se pronunciou sobre horário de verão 2023.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro, por meio de decreto, eliminou o horário de verão. Na época, o presidente afirmou que a regulamentação foi iniciada a partir de estudos que analisaram a economia de energia e o relógio biológico da população.

A iniciativa visava reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que em anos anteriores girava em torno de 4% a 5%.

Horário de verão 2023? É o que saberemos no futuro próximo.

Horário de verão 2023

Muitos brasileiros não gostam do horário de verão. A maioria disse que não conseguiu se ajustar ao novo horário. Na verdade, mudanças sobretudo nessa direção tendem a desregular o relógio biológico.

Em 2017, pesquisadores brasileiros assim constataram que menos da metade dos entrevistados do país (45,43%) disseram não ter nenhum desconforto com a mudança de horário. Cerca de 25% disseram que permaneceram indispostos durante o horário de verão. O estudo, publicado na revista Annals of Human Biology, envolveu mais de 12.000 participantes.

Historicamente, o principal objetivo do horário de verão de fato tem sido reduzir o consumo de eletricidade, aproveitando melhor a luz natural, adiantando os relógios em uma hora.

Cerca de trinta países usam o horário de verão em pelo menos uma área de seu território. A maior parte da terra habitada no hemisfério norte está em latitudes mais altas, onde os invernos são mais rigorosos e o sol se põe cedo e nasce lentamente durante o dia. No verão, o oposto é verdadeiro. Não é incomum que o tempo ainda esteja ensolarado às 20h ou mesmo às 22h. Então, nesses lugares, o horário de verão faz uma grande diferença.

Talvez horário de verão 2023 assim seja uma realidade distante.

Países que tem o horário diferenciado, a saber:

  • Países da União Europeia;
  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • México;
  • Rússia;
  • Cuba;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Chile.