no , ,

CUIDADO! Evite ERROS no CNIS e Não Prejudique Sua APOSENTADORIA

saiba como evitar erros no seu cnis
saiba como evitar erros no seu cnis

Muitos não conhecem, mas o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é uma base de dados do governo que reúne dados trabalhistas dos contribuintes junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele é de suma importância ao fazer o pedido de aposentadoria.

Então, se o CNIS não estiver correto, provavelmente o pedido de aposentadoria ou benefício também não esteja. Por isso ele exige especial atenção. 

Sendo assim, milhões de aposentados do INSS podem estar recebendo valores menores em seus benefícios por conta de erros no CNIS. 

Veja na matéria como consultar e corrigir os erros na leitura a seguir.

Afinal, o que é o CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS),popularmente conhecido como “extrato previdenciário” e “extrato do CNIS”, é um documento que reúne todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do cidadão.

Então, nele é possível consultar o período laboral, quem era o empregador, a remuneração que recebeu, as contribuições previdenciárias e mais. O cadastro é a base para liberação de benefícios do INSS e reúne 416,5 milhões de cadastros. 

Então é muito importante, consultar o CNIS para verificar os dados, já que falhas no cadastro podem reduzir valores de benefícios do Instituto, além de poder adiar e até impossibilitar a concessão do benefício.

Erros comuns no CNIS

Trabalhadores que contribuíram como autônomo, se o código de contribuinte informado estiver errado, as contribuições não são registradas no CNIS, e os valores pagos ficam fora do cálculo da aposentadoria.

Para conferência, no próprio extrato o profissional pode conferir se há pendências que necessitam de resolução. O alerta, em siglas, encontra-se no campo “Indicadores”, na última folha do CNIS.

Esse extrato está disponível no site do Meu INSS, com o login gov.br. Correntistas da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil podem solicitá-lo no caixa eletrônico ou ao gerente.

Uma dica, a primeira informação que se deve conferir no CNIS é no campo “Relações Previdenciárias”, onde o segurado encontra todas as empresas que pagaram suas contribuições ao INSS. É fundamental verificar uma por uma, comparar com os registros da carteira de trabalho e holerites para identificar se todos os vínculos estão registrados.

Logo, se algum empregador não tenha feito o recolhimento obrigatório, o trabalhador deverá juntar todos os documentos da época da atividade que comprovem que esse vínculo existiu. É possível apresentar o extrato analítico do FGTS e os recibos de férias, por exemplo.

Agora, caso algum vínculo empregatício não conste no extrato previdenciário, é necessário verificar com o ex-patrão e o INSS o motivo da falha.

E ainda se a empresa fechou e o registro não consta na carteira de trabalho, será preciso localizar o síndico da massa falida na Junta Comercial do estado.

Como consultar o CNIS?

A consulta é muito prática. Siga o passo-a passo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Em seguida faça o login com CPF e senha ou o cadastro (se for o primeiro acesso);
  • Na tela inicial, na aba de opções “Para Você”, clique em “Extrato de Contribuição (Cnis)”;
  • É possível olhar os dados na tela, ou pedir para “Baixar PDF”; se optar por baixar, escolha a versão completa (vínculos e remunerações).

Em casos de erros, como fazer a correção do CNIS?

Caso isso ocorra, o segurado precisa ligar para o 135 e solicitar a correção. Em seguida, será aberta pelo servidor previdenciário uma tarefa para que o trabalhador corrija a informação pelo Meu INSS.

Então, se não houver a criação da tarefa, é possível dar entrada no pedido de aposentadoria, mesmo não tendo cumprido as exigências do benefício, e durante o processo pedir a correção dos dados.