no ,

Abrir conta bancária para adolescentes vale a pena? Como fazer

Abrir conta bancária para menor de idade, é permitido?
Abrir conta bancária para adolescente vale a pena?

Começar desde cedo a pensar em abrir conta bancária para adolescentes e saber se vale a pena, é o que vamos abordar para ajudar os pais a entender melhor esse tema.

Muitas instituições bancárias oferecem serviços e possibilidade de abertura de conta para adolescentes, porém, como para tratar qualquer relação financeira oficial, precisa ser maior de 18 anos.

Nesse caso, os jovens podem até ter uma conta bancária em seu nome, desde que seja com autorização dos pais que deverão ser os principais responsáveis.

Educação financeira deveria ser uma matéria escolar, ainda que extra curricular, para ajudar os jovens a compreender como funciona o sistema financeiro, no sentido de aprender como controlar seus gastos e fazer investimentos.

Uma das oportunidades para os pais ensinar aos adolescentes como controlar seus ganhos e gastos, é abrir uma conta bancária para o menor, assim, teria como colocar regras sobre administração da própria renda.

Lembrando que essa é apenas uma dica, pois muitas famílias não têm condições de dar aos filhos mesada mensal.

Mas se esse jovem já trabalha pelo programa Jovem Aprendiz, ter uma conta bancária seria interessante para ele começar a aprender.

É seguro abrir conta bancária para adolescentes e como fazer?

Sim, é perfeitamente possível abrir conta bancária para menores de idade, como dissemos antes.

A tecnologia é uma aliada e facilita muito  a vida de todos nos serviços bancários. O jovem poderá utilizar sua conta em transações online.

Quanto a preocupação de saber se é ou não seguro deixar que um filho(a) menor de idade tenha uma conta bancária, saiba que é totalmente seguro.

É muito parecido com uma conta tradicional para pessoas adultas, sendo que para movimentar o dinheiro na conta com cartão, é somente na função débito, embora em alguns bancos seja possível solicitar cartão de crédito.

A abertura de contas para adolescente é autorizada pelo Banco Central, a partir de 14 anos de idade.

Porém, o Banco Central exige que uma pessoa adulta, no caso os pais ou o responsável legal, se responsabilize pela conta dos adolescentes. Se responsabilizando, inclusive, pelas transações bancárias que o menor fizer.

Para abrir uma conta bancária para jovens e adolescentes, os pais podem se dirigir a uma agência bancária, do banco que escolher para abrir a conta, com todos os documentos do menor, incluindo certidão de nascimento, e os documentos do responsável.