no ,

Domingo sem carro? Reino Unido estuda banir carros

Domingo sem carro? Reino Unido estuda banir carros

Muitos países instituíram políticas de emissão zero que emitem dióxido de carbono na atmosfera, o que afeta diretamente o uso de veículos com motor de combustão interna. O Reino Unido é um dos países que podem proibir carros no domingo. Por exemplo, alguns países europeus já estão trabalhando para reduzir drasticamente os veículos poluentes nas ruas. Domingo sem carro: será que a moda pega?

O dióxido de carbono é um dos poluentes mais nocivos emitido para a atmosfera, principalmente devido à combustão de combustíveis fósseis como os carros. O dióxido de carbono, também conhecido como CO2, é um dos gases de efeito estufa mais comuns que contribuem para o aumento da temperatura na Terra.

Os carros produzem — e é daí que vem a ideia de domingo sem carro — um grande volume de dióxido de carbono, que afeta não só os seres humanos, mas também diversas espécies e plantas. O dióxido de carbono pode causar problemas respiratórios, além de reduzir a qualidade do ar que respiramos. Além disso, ele impede que a luz solar chegue à superfície terrestre, permitindo que menos luz solar seja absorvida pela plantação.

O dióxido de carbono então, afeta as plantações, que desempenha um papel importante na produção dos alimentos e também na preservação da biodiversidade. Portanto, o dióxido de carbono tem um grande impacto no meio ambiente, e todos devem tomar medidas para reduzir o volume de CO2 emitido para o ar.

Entenda domingo sem carro

As recomendações do Reino Unido constam de um relatório elaborado pelo Comitê de Auditoria Ambiental e enviado ao Ministério dos Transportes do país. Essas medidas ajudam a prevenir danos ambientais e reduzir o consumo de combustível no local.

Um trecho do documento afirma que “o rápido crescimento das vendas de veículos elétricos é animador”. Mas levará muitos anos até que substitua os carros a gasolina e a diesel.

Embora não tenha havido nenhuma mudança decisiva na tecnologia automotiva, o Reino Unido deve iniciar uma série de medidas que seguem o mesmo padrão. Há ainda outra medida no mesmo relatório que recomenda que os veículos sejam conduzidos a uma velocidade máxima de 10 km/h, pois consome menos combustível.

Domingo sem carro: será que a moda pega?

Outros pontos do texto também incentivam o uso de modos alternativos de transporte, como transporte público e bicicletas. “O rápido crescimento nas vendas de veículos elétricos é encorajador. Mas levará muitos anos para substituir os veículos a gasolina e diesel”, disse outra parte do relatório.

Por fim, outra preocupação no Reino Unido é o crescimento das vendas de veículos maiores, como os SUVs. Isso porque quanto maior e mais potente o carro, mais dióxido de carbono é emitido para a atmosfera, o que afeta negativamente a proteção ambiental e a sustentabilidade do planeta.

Ainda não há data para o início da ação, nem mesmo uma certeza se isso acontecerá. No entanto, o governo estuda medidas para iniciar a transição para os modelos elétricos.

Domingo sem carro seria efetivo?