no , ,

CUIDADO! Volta a Ser Obrigatória a Prova de Vida INSS 2023

CUIDADO! Volta a Ser Obrigatória a Prova de Vida INSS 2023
CUIDADO! Volta a Ser Obrigatória a Prova de Vida INSS 2023

É de suma importância destacar que ao falhar na prova de vida, você poderá perder seu benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou ganhar uma suspensão do mesmo. Por conta disso se faz necessária a realização da mesma todos os anos.

Os aposentados e pensionistas devem se atentar às formas de comprovação de vida ao INSS em 2023, uma vez que a prova de vida normalmente é realizada uma vez por ano pelo Instituto com a finalidade de impedir fraudes e garantir o pagamento dos benefícios.

A Prova de Vida vai ser obrigatória no ano de 2023?

A realização da Prova de Vida será sim obrigatória para o ano que se inicia. Isso se dá pois essa é a forma que o INSS garante a manutenção dos benefícios para os segurados. No ano passado, a Prova estava suspensa.

Porém, para o ano de 2023, o INSS estabeleceu novas regras para a realização da Prova de Vida, fazendo com que os beneficiários não precisem necessariamente visitar uma agência física para a fazer a mesma.

Isso se deve ao fato que o Instituto publicou novas mudanças aos aposentados, pensionistas, beneficiários e segurados de forma geral, que automatizam o famoso procedimento da Prova de Vida do INSS.

Como funcionará o procedimento da prova em 2023?

Devido as mudanças estabelecidas, a “nova” Prova de Vida será realizada por meio do cruzamento dos dados dos beneficiários do INSS. Então, isso será feio por meio dos bancos de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do próprio Instituto e de outros órgãos públicos de jurisdição federal, estadual e municipal.

Dessa forma, através da nova tecnologia utilizada, o INSS será responsável por realizar o cruzamento das informações dos segurados presentes em cada órgão, de maneira que confirmem atos e consolidem a Prova de Vida, que estejam registrados nos bancos de dados do governo federal.

Um exemplo da análise dos dados aplicada seria a liberação da Prova de Vida para os beneficiários que votaram no final do ano de 2022.

Para que serve a Prova de Vida?

Como visto anteriormente, o voto nas eleições realizadas no ano de 2022 contará como Prova de Vida para o ano de 2023.

Além disso, há alguns outros exemplos que poderão também servir como Prova de Vida para o ano que se inicia. Confira:

  • Registros de vacinação;
  • Carteiras de identidade;
  • Emissão de passaportes;
  • Consultas realizadas no SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Carteiras de habilitação para motoristas.

Ademais, para o ano de 2023, existe a possibilidade do acesso ao aplicativo Meu INSS também possuir validade como Prova de Vida.

Para os beneficiários em que nenhuma das alternativas anteriores forem detectadas, a Prova de Vida possivelmente será solicitada presencialmente ou por algum meio eletrônico.