no , ,

Veja o PASSO-A PASSO Para Se Cadastrar no Auxílio-Gás

cadastro auxílio-gás como é feito?
cadastro auxílio-gás como é feito?

Atualmente, milhares de famílias brasileiras podem contar com a possibilidade de ter acesso a diversos programas sociais. Esses programas, estão vinculados ao Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico, que funciona como um banco de dados que agrega as informações de famílias, para que o governo possa entender a situação delas e destinar os auxílios disponíveis.

Um desses programas sociais que existem atualmente, está o Auxílio-gás. O benefício começou a ser pago da forma como está conhecido hoje em 2021. No momento, as famílias podiam receber um valor equivalente a 50% do preço médio do botijão de gás de 13 kg, número obtido após levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Datas do Pagamento do Auxílio-gás

Uma vez aprovado, o pagamento do Auxílio-Gás está confirmado para acontecer, mas somente em fevereiro. O motivo para isso é que o benefício é pago bimestralmente, e o último repasse ocorreu em dezembro. Portanto, em janeiro ele não será pago, mas as datas de fevereiro já estão disponíveis para consulta. Confira:

Fevereiro

  • 13/02 – Final de NIS 1
  • 14/02 – Final de NIS 2
  • 15/02 – Final de NIS 3
  • 16/02 – Final de NIS 4
  • 17/02 – Final de NIS 5
  • 22/02 – Final de NIS 6
  • 23/02 – Final de NIS 7
  • 24/02 – Final de NIS 8
  • 27/02 – Final de NIS 9
  • 28/02 – Final de NIS 0

Vale destacar, que essas datas são as mesmas do Auxílio Brasil, uma vez que o depósito dos dois programas sociais ocorre em conjunto. Dessa maneira, os beneficiários podem esperar pelo pagamento na conta do Caixa Tem.

Valor do Auxílio-gás 2023

Anteriormente, o Auxílio-gás pagava parcelas de 50% do preço médio do botijão de 13kg. Porém, a partir de agosto de 2022, ele passou a pagar o valor integral, ainda conforme levantamento da ANP.

De fato, o que permitiu isso foi a aprovação da Emenda Constitucional nº 123. Esse documento foi responsável por liberar recursos extras para a União turbinar programas sociais já existentes, assim como criar outros.

Entretanto, no caso do Auxílio-gás, os recursos extras permitiram aumentar os pagamentos, até dezembro de 2022, data limite prevista no documento.

Dessa maneira, a gestão atual do Governo Federal conseguiu aprovar uma medida para garantir a continuidade dos pagamentos do Auxílio-gás com parcelas integrais. Portanto, em fevereiro os beneficiários poderão contar com o depósito de 100% do preço médio do botijão de 13kg.

Passo-a passo para se cadastrar no Auxílio-gás

Resumindo, assim como nos outros programas sociais, não existe um cadastro próprio para o benefício. Sendo assim, as famílias devem fazer a inscrição no CadÚnico e manter os dados atualizados. E, caso elas cumpram os requisitos do programa social, poderão passar a receber automaticamente.

Logo, exemplificando, para receber o Auxílio-gás, a família deve ter renda per capita de no máximo meio salário nacional mínimo ou renda total que não ultrapasse 3 salários nacionais.

Ainda assim, a prioridade é para famílias que possuam membro beneficiário do BPC/Loas ou mulheres vítimas de violência doméstica.