no , ,

NÃO CAIA Nessa Multa de Trânsito Que Surpreendeu Motoristas

NÃO CAIA Nessa Multa de Trânsito Que Surpreendeu Motoristas
NÃO CAIA Nessa Multa de Trânsito Que Surpreendeu Motoristas

As leis e regulamentos de trânsito são extremamente importantes e devem ser compreendidos tanto pelos motoristas quanto pelos proprietários de automóveis. Afinal, conhecer a legislação pode evitar penalidades que vão de multas de trânsito à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No caso dessa regra da legislação de trânsito, existe também a Lei do Insulfilm, que os proprietários de veículos devem ficar atentos para evitar multas e apreender o veículo até que esteja devidamente regularizado.

Motoristas devem se atentar a multa de trânsito recente

Uma nova lei de trânsito foi aprovada, e quem usar insufilm fora das regras agora está infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dessa forma, você pode obter uma multa de trânsito. Poucos motoristas ficaram sabendo da mudança e acabam cometendo infrações sem perceber.

O insulfilm se trata de uma película protetora que é aplicada no veículo. Por meio dela, motorista e passageiros ficam protegidos do sol. Além disso, o insufilm não permite que pessoas de fora vejam o interior do carro. Dito isso, também é usado para privacidade e segurança.

A justificativa para a proibição era que prejudicaria a visão do motorista e colocaria em risco sua vida e a dos pedestres. As novas regras aplicam-se então a todo o território nacional. A exceção são as máquinas agrícolas, pois não circulam em vias públicas. Portanto, em áreas como para-brisas, pelo menos 70% da luz deve passar pelo filme. Nos demais vidros, pela nova regulamentação, o valor é de 28%.

O CTB também proíbe o uso de materiais opacos e refletivos em veículos. Além disso, películas que criam bolhas de ar também tem restrição ao seu uso no carro. Se um motorista violar uma dessas regras, ele pode receber multa.

Quais problemas podem resultar do desrespeito a essa lei?

A lei já está em vigor em todo o país. Para deixar claro, os motoristas podem estar sujeitos a outras penalidades além das multas. A princípio, os motoristas infratores recebem uma multa de trânsito no valor de 195,23 reais. Também acabam adicionados 5 pontos em sua carteira de motorista. Se trata de uma infração grave. Há o risco também de ter a CNH revogada caso tenham outras violações.

Além disso, os agentes podem apreender os veículos dos cidadãos. Portanto, ajustes necessários podem ser feitos. Os infratores devem arcar com os custos desse procedimento, além das multas de trânsito, custando mais aos motoristas. Isso durante o tempo que o veículo está no pátio.