no , ,

Queda em assinaturas dos planos de TVs; confira

Queda em assinaturas dos planos de TVs; confira

Entenda aqui o verdadeiro motivo que fez com que ocorresse uma queda no número de assinaturas dos planos de TVs.

A princípio, com a variedade dos serviços de streaming, seus vastos catálogos e preços baixos, o número de pessoas que assinam serviços de TV por assinatura vem diminuindo cada vez mais.

Desse modo, segundo levantamento da Anatel, no ano passado, o número de pessoas que deixaram de usar os serviços foi grande. Consequentemente teve a queda das assinaturas em 6%.

Portanto, o cenário para as empresas que prestam esse tipo de serviço está cada vez mais difícil e, segundo especialistas, é impossível reverter a queda das assinaturas. Ou seja, o primeiro passo é entender o problema. Para fazer isso, é importante analisar o contexto em que tudo acontece.

Queda de assinaturas de 8 milhões no Brasil

Dentre as regiões que ainda mais consomem os serviços estão alguns estados do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Dessa maneira, um dos motivos para a queda das assinaturas no mercado foi não colocar fim em tudo, como a persuasão das empresas que oferecem esse tipo de plano em convencer as famílias brasileiras a assinar.

Sendo assim, entre os usuários que se mantem fiéis aos serviços, alguns canais se destacam como preferidos.

Portanto, veja a lista, elencada com relação dos dados do PNT (Painel Nacional de Televisão em relação a queda das assinaturas):

  • SporTV;
  • Globo News;
  • Universal TV;
  • CNN Brasil;
  • Viva;
  • AXN;
  • JP News;
  • TNT Séries;
  • TLC;
  • Warner;
  • Home & Health;
  • Discovery Kids;
  • Discovery;
  • TNT;
  • Megapix;
  • Gloob;
  • ESPN;
  • Premiere Clubes;
  • SporTV 2;
  • Cartoon Network.

É de fato, importante compreender outros fatores contribuem para a queda na contratação de serviços de TV por assinatura. Por exemplo, o aumento da pirataria, que também entra na lista.

É possível encontrar planos que oferecem acesso a todos os canais por um custo significativamente reduzido, o que gera a queda das assinaturas em diversas plataformas.

Streaming supera a audiência da TV a cabo

Em julho, a quantidade de tempo gasto assistindo a conteúdo de streaming como Netflix, Disney+ e HBO Max ultrapassou a quantidade de tempo gasto com televisão a cabo nos Estados Unidos, esta foi a primeira vez na história que a audiência de streaming ultrapassou a televisão a cabo em um único mês e ocasionou a queda das assinaturas de TVs.

No geral, os serviços de streaming tiveram uma participação de 34,8% no tempo concetrado assistindo a conteúdo televisivo, em comparação com 34,4% do tempo assistindo televisão a cabo. Contudo, Isso foi relatado por dados da Nielsen, via The Wall Street Journal, confirmando a queda das assinaturas.

Por fim, caso compararmos com o ano anterior, as pessoas passaram 23% mais assistindo a conteúdo de streaming do que no mesmo período de 2021. No entanto, houve uma redução de 9% no tempo gasto assistindo televisão a cabo, mostram dados da Nielsen. Vale ressaltar, que essa estatística demonstra o crescimento do streaming nos EUA e uma queda em assinaturas na TV a cabo.