no , ,

Caiu no GOLPE do PIX ?Saiba Como RECEBER de VOLTA

FOI VÍTIMA DE GOLPES NO PIX? VEJA COMO AGIR
FOI VÍTIMA DE GOLPES NO PIX? VEJA COMO AGIR

O PIX é a modalidade de pagamento mais utilizada nos últimos tempos. Ela é um tipo de transferência de dinheiro entre contas bancárias que está em vigor no Brasil desde 2020. Devido a sua facilidade e agilidade no pagamento de qualquer tipo de conta, o método tem se tornado cada vez mais popular e utilizado no país.

Entretanto, com essa facilidade, tem surgido cada vez mais tipos de golpes financeiros por PIX, fazendo com que milhares de pessoas percam dinheiro.

É ai que entra a dúvida, se o cliente cair em um golpe do PIX, o banco tem obrigação de devolver o dinheiro perdido? Veja mais detalhes sobre a questão a seguir.

Estorno do PIX

Inicialmente, é importante saber que cada instituição financeira segue as próprias regras sobre devolução de dinheiro em caso de golpe ou roubo.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, cada caso é um caso, e as particularidades de perda financeira de clientes devem ser avaliadas individualmente.

Agora quando se trata de casos de golpe financeiro por PIX o cliente deve avisar ao banco o mais rápido possível sobre a situação e apresentar todos os dados que comprovem que foi vítima de um golpe, bem como se desenrolou o acontecido com todas as provas possíveis, como: prints de conversa, dados de ligações recebidas, entre outros.

Assim, provavelmente pode ser necessário que a vítima recorra à Justiça na tentativa de conseguir o ressarcimento do valor perdido. Já assim é importante que escolha um advogado que possa amparara-la judicialmente, em todas as etapas do processo.

Agora o sucesso da devolução ou não do dinheiro vai depender do desenrolar do processo, da política do banco e das provas apresentadas. Por isso, é de extrema importância estar sempre atento para não cair em golpes financeiros.

Crescente número de golpes do PIX

Devido à sua facilidade de uso e acesso, o golpe do PIX tem se tornado cada vez mais comum entre os criminosos.

Nesse tipo de golpe normalmente se dá por meio de mensagens. Em sua maioria no WhatsApp, quando o golpista se passa por um familiar ou amigo próximo pedindo uma determinada quantia emprestada à vítima.

Normalmente com a justificativa de uma emergência financeira, o criminoso pede que a vítima realize a transferência PIX na mesma hora, prometendo devolver o dinheiro em breve.

Por se tratar de um pagamento instantâneo e que pode ser repassado para outras contas com a mesma velocidade, a recuperação do dinheiro nos casos desse tipo de golpe se torna mais difíceis.

Então fique atento! verifique sempre a veracidade dos contatos em casos de transferência PIX e evite cair nesse tipo de golpe.