no , ,

Nova Presidente da Caixa Fala Sobre Desenrola Brasil

Nova Presidente da Caixa Fala Sobre Desenrola Brasil
Nova Presidente da Caixa Fala Sobre Desenrola Brasil

Milhões de brasileiros e brasileiras não conseguem sair do acúmulo de dívidas. Justamente pensando em incluir essa parcela da população na conta e proteger o poder de compra e o crédito que o novo Programa Desenrola Brasil deve ser lançado. Após os discursos do novo Ministro da Fazenda e do Ministro do Desenvolvimento Social, foi a vez da nova Presidente da Caixa Econômica Federal falar.

O crédito consignado do Auxílio Brasil teve seu lançamento pelo governo federal no ano passado, meses antes da campanha eleitoral, mas só acabou adotado por alguns bancos no país. A Caixa Econômica Federal se trata do único dos maiores bancos a oferecer a linha de produtos. O empréstimo consignado tem tido forte demanda devido ao endividamento das famílias brasileiras, mas especialistas criticam a possibilidade por arriscar mais endividamento ainda.

A nova presidente da Caixa, Rita Serrano, disse que os bancos não trabalhariam do ponto de vista do perdão aos devedores. No entanto, há a possibilidade de negociar outros assuntos com o governo. “O banco não tem como fazer isso, mas eu acredito que há a possibilidade de negociar com o governo inclusive para baixar os juros”, afirmou.

Presidente da Caixa fala sobre o Desenrola Brasil para 2023

Na última quinta-feira (12), tomou posse a nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Aos 53 anos, ela assume a importante tarefa de assumir o cargo em um período delicado da economia do país. Rita falou sobre diversos desafios, como conseguir empréstimos salariais para os beneficiários do Auxílio Brasil e, de certa forma, altas taxas de juros.

A nova presidente respondeu de maneira pontual ao ocorrer questionamentos a respeito das dívidas dos beneficiários do Auxílio Brasil que solicitaram o consignado da Caixa acabarem perdoadas. Desse ponto de vista, segundo ela, nada está sendo tratado. Mesmo assim, Serrano disse que o programa Desenrola Brasil deve abrir caminhos de negociação para quem tem esses contratos, mesmo sem necessariamente perdoar as dívidas.

Desenrola Brasil e o Crédito Consignado do Auxílio Brasil

Por fim, tudo indica que dezenas de milhares de famílias poderão renegociar dívidas e contratos de empréstimos conginados do Auxílio Brasil emitidos em 2022. Em resposta, Rita Serrano disse que a Caixa e o Banco do Brasil estão participando de diferentes reuniões para reduzir o número de devedores no país. Segundo ela, o número de pessoas endividadas é muito grande, e a renda mensal de muitas famílias é inferior a dois salários mínimos.

O ministro do Desenvolvimento Social também fez um discurso semelhante. Segundo ele, o governo federal está sensível a esses beneficiários que passam por dificuldades financeiras e ainda descontam salários do Auxílio Brasil. Por fim, fique de olho no mês que vem, pois o Desenrola Brasil deve ser lançado em fevereiro ou março.