Primeiramente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável para oferecer vários benefícios a milhões de segurados no Brasil. Porque muitas pessoas dependem desses auxílios para ter sua renda mensal.
E o auxílio-doença é um dos benefícios que recebe mais solicitação dentro da autarquia.
Então, vários brasileiros se perguntam se quem está desempregado também pode receber o auxílio-doença. Para resumir, a responsa é sim, mas existem várias normas importantes que devem ser cumpridas.
De acordo com a lei, o colaborador pode ter a qualidade de segurado por 12 meses após a finalização de suas contribuições com o INSS.
Entenda como o desempregado pode receber o auxílio-doença
O auxílio-doença é sempre disponibilizado para quem está incapacitado de exercer atividades laborais, por doença ou acidente.
Assim, a pessoa deve comprovar a sua condição temporária em uma perícia médica. Além disso, profissionais que se encontram desempregados também tem direito de receber o benefício pago pelo INSS.
E para isso acontecer, a pessoa tem que ter contribuído para a Previdência Social e cumprir normas que o INSS estabelece. Confira abaixo todos os requisitos que uma pessoa que se encontra desempregada e deseja receber o auxílio-doença:
- Primeiramente, é necessário que os colaboradores mantenham a qualidade de segurado;
- estar incapacitado de exercer atividades por mais de 15 dias seguidos por motivo de doença ou acidente;
- ou estar em período de graça, período que corresponde aos 12 meses subsequentes após o desligamento de um emprego.
Como realizar a solicitação deste benefício pelo app do Meu INSS?
Por fim, caso a pessoa esteja dentro dos requisitos citados acima, ela pode realizar a solicitação do benefício que é feita totalmente online.
Mas se você tem alguma dúvida você pode entrar em contato com INSS através do número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h). E veja abaixo como você pode realizar a solicitação do auxílio-doença através do app Meu INSS (disponível para Android e iOS):
- Antes de mais nada, acesse o site do Meu INSS ou o app;
- Faça o login informando CPF e senha;
- Vá até a aba “Serviços” e clique em “Benefícios”;
- Em seguida, selecione ‘Auxílio-doença’;
- Toque em “Agendar perícia”;
- Então, anexe os documentos (se necessário);
- Faça o download do seu comprovante de agendamento;
- Compareça à perícia na data marcada junto com todos os documentos médicos que possui;
- Por fim, faça o acompanhamento pelo Meu INSS e aguarde a análise.