O sistema de valores esquecidos está suspenso neste momento, mas o banco central fez grandes promessas para 2023.
Valores Esquecidos – Desde o hiato de maio de 2022, os brasileiros aguardam a volta do SVR (Sistema de Valores a Receber) do BC (Banco Central).
Quanto a 2023, o banco central disse que anunciará a data de reabertura em breve. Os cidadãos poderão, assim, fazer novas consultas e reembolsar saldos de dinheiro esquecidos no banco. Também será possível verificar informações sobre valores de pessoas falecidas.
Mas tenha cuidado! O número de fraudes aumentou desde que o banco central anunciou a retirada de dinheiro deixado nos bancos em 2023.
Os fraudadores se fazem passar por funcionários do banco central para induzir os cidadãos a fornecer informações pessoais.
A agência disse anteriormente que nunca solicita informações por WhatsApp ou SMS. Porém, para afastar golpistas, estamos trazendo mais detalhes para que você fique bem informado sobre a volta do SVR.
Banco central alerta para golpe via mensagem de whatsapp
Confira por que o sistema de valores esquecidos foi suspenso pelo Banco Central
Quando suspendeu os reembolsos em maio passado, o BC alegou que o cronograma de aperfeiçoamento do método acabou sendo adiado por causa de uma greve dos bancários. Agora o banco central promete melhorar o sistema e agregar novos valores ao SVR.
Em janeiro, as instituições bancárias começaram a transferir dados para seus sistemas. O banco central disse, portanto, que pelo menos 4,6 bilhões de reais foram esquecidos em contas bancárias, com 34 milhões de beneficiários na lista de pessoas com dívidas.
Esses números abrangem aproximadamente 2 milhões de PJs (pessoas jurídicas) e 32 milhões de PFs (pessoas físicas).
Além disso, a nova versão do SVR traz novidades como filas virtuais para espera de atendimentos. O valor excedente já pode ser resgatado pelos herdeiros, testamenteiros, executores ou representantes legais do falecido.
Valor a ser devolvido
Confira abaixo quais valores serão retornados quando forem retornados valores de Sistema de Recebíveis (SVR):
- Contas à ordem e poupança encerradas.
- Taxas ou prestações de serviços de crédito calculadas incorretamente
- Direitos impostos ilegalmente
- Cotas de alocação e sobras líquidas de capital de ex-participantes de cooperativas de crédito
- Recursos não buscados por grupos de consórcios fechados.
É possível consultar valores para entidades falidas ou em processo de falência?
O sistema de recebíveis não apresenta valores referentes a bancos ou instituições que faliram ou deixaram de prestar serviços financeiros, por não estarem sob a supervisão do BC.
Isso não se aplica a grupos de consórcio transferidos para outra administradora ativa antes que a administradora instaure o processo de falência. Nesta situação, o valor a ser recebido será informado pelo atual administrador e será disponibilizado no sistema.
Nos demais casos, dirija-se ao Judiciário, ao Fisco Federal ou à Delegacia do Comércio.