no , ,

Prova de Vida do INSS agora é automática? Entenda!

Prova de Vida do INSS agora é automática

O INSS está fazendo a Prova de Vida de forma automática? Como funciona isso?

A Prova de Vida é uma exigência do INSS para que os segurados mantenham o benefício. A partir dos 60 anos, o beneficiário deve comparecer a uma agência da Previdência para confirmar que está vivo e, assim, manter o pagamento do benefício. A partir de certa idade, assim a Prova de Vida passa a ser anual.

Com a pandemia do coronavírus, o INSS liberou a realização da Prova de Vida de forma automática, por meio do site Meu INSS ou do aplicativo.

Prova de Vida automática é realidade?

Resposta curta: sim! Em resumo, em 2022, o Governo Federal confirmou a criação da “Prova Automática de Vida do INSS”, uma nova forma de comprovação de que os aposentados e pensionistas do INSS poderão realizar o procedimento sem sair de casa.

A Prova de Vida é de fato um procedimento obrigatório para todos os aposentados que recebem benefícios da Previdência Social. Até então, esse processo era manual e precisava da assinatura dos beneficiários em uma agência do INSS, mas, desde o final de 2020, o processo de Prova de Vida do INSS é totalmente automático.

Com o objetivo de facilitar a vida dos aposentados e pensionistas, o INSS agora realiza a Prova de Vida automaticamente por meio do cruzamento de dados entre a Previdência Social com outras bases de dados da administração pública federal. Agora, os beneficiários não precisam mais se deslocar às agências do INSS para comprovar que ainda estão vivos.

O procedimento automático já é, em suma, realizado e as provas são finalizadas com um sistema robusto de verificação que confirma que o beneficiário continua vivo e que os dados inscritos estão corretos. A Prova de Vida automática beneficia não só os aposentados, mas também o próprio INSS, que ganha mais agilidade ao realizar a comprovação dos segurados.

Portanto, todos os beneficiários de aposentadoria já podem desfrutar da Prova de Vida automática do INSS, como forma de simplificar e agilizar o procedimento, que passou a contar com a segurança de informações e também com a comodidade de não precisar se deslocar até uma agência do INSS para realizar a comprovação.

Calendário para recebimento: datas de pagamento

Assim é a Prova de Vida automática.

Veja a seguir o calendário do INSS para janeiro de 2023, iniciando pelas datas de depósito para quem recebe 1 salário mínimo. A saber:

  • Cartão de benefício com final 1 — Pagamento em 25 de janeiro
  • Cartão de benefício com final 2 – Pagamento em 26 de janeiro
  • Cartão de benefício com final 3 – Pagamento em 27 de janeiro
  • Cartão de benefício com final 4 – Pagamento em 30 de janeiro
  • Cartão de benefício com final 5 – Pagamento em 31 de janeiro
  • Cartão de benefício com final 6 – Pagamento em 01 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 7 – Pagamento em 02 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 8 – Pagamento em 03 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 9 – Pagamento em 06 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 0 – Pagamento em 07 de fevereiro.

Por fim, veja a seguir o calendário para os beneficiários do INSS que recebem pagamentos acima de um 1 salário mínimo. A saber:

  • Cartão de benefício com final 1 e 6 – Pagamento em 1 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 2 e 7 – Pagamento em 2 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 3 e 8 – Pagamento em 3 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 4 e 9 – Pagamento em 6 de fevereiro
  • Cartão de benefício com final 5 e 0 – Pagamento em 7 de fevereiro

Conclusão sobre a Prova de Vida

Em resumo, em 2022, o Governo Federal confirmou a criação da “Prova Automática de Vida do INSS”. Assim, através desse robusto sistema, a Prova de Vida automática é feita.