no

Contadores da Americanas serão investigados: entenda caso

Contadores da Americanas serão investigados

Foi amplamente divulgado nesta semana que a Americanas apurou discrepâncias nos lançamentos contábeis em análise preliminar, estimada em R$ 20 bilhões, com data-base de 30 de setembro de 2022. Contadores da Americanas serão investigados.

CFC emitiu um comunicado: contadores da Americanas seráo investigados

O Conselho Federal de Contabilidade também se mostrou assim atento aos acontecimentos. Contadores da Americanas podem ser investigados. Isso de fato através de um comunicado dizendo que o CRC-RJ (onde está situada a jurisdição da sede da Americanas) tal. Sobretudo, instaurar um processo administrativo ético-disciplinar para entender e apurar a conduta dos profissionais da contabilidade com relação ao caso recente da Americanas. 

O CFC assim também publicou uma nota em sua página na internet sobre a situação que houve em que diz o seguinte:

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa que, após a publicação da detecção de inconsistências em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A. (“Americanas” ou “Companhia”), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), jurisdição na qual a holding encontra-se sediada, realizará a instauração de um processo administrativo ético-disciplinar para apurar a conduta dos profissionais da contabilidade envolvidos no caso.

De acordo com o comunicado de Fato Relevante da Companhia, divulgado no dia 11 de janeiro de 2023, as inconsistências foram detectadas em lançamentos contábeis redutores da conta fornecedores, realizados em exercícios anteriores, incluindo o exercício de 2022.

Mais coisas sobre os contadores da Americanas.

Por meio das ações de fiscalização, busca-se conscientizar a classe contábil para que a atividade profissional seja desempenhada de modo que os mais elevados padrões técnicos e éticos sejam observados, primando sempre pela qualidade das informações geradas, em estrita observância às Normas Brasileiras de Contabilidade e de Auditoria, em benefício do mercado e da sociedade.

O Sistema CFC/CRCs assim ressalta que a atividade fiscalizatória é a principal razão de existir dos Conselhos de Contabilidade e a sua missão é zelar pelo fiel cumprimento das normas técnicas e éticas pelos profissionais da contabilidade, assegurando sempre, em qualquer processo, o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Contadores da Americanas serão investigados.

O que acontecerá à empresa?

A sociedade anônima aguardará até o exercício fiscal de 2022 para contabilizada para poder descrever a dívida real da mesma nos últimos anos. Isso só deve ocorrer no dia 29 de março, dia marcado para a divulgação pública das demonstrações financeiras da Americanas aos acionistas.

A partir disso é que realmente se entenderá situação dos contadores no caso Americanas.

A Americanas também deve se preocupar com a desvalorização, as ações perderam valor. A queda no preço das ações da empresa deve levar a um aumento nas vendas de peças e reduzir ainda mais o capital da varejista.

Essa situação com certeza afetará contadores da Americanas de uma forma ou outra.