no

INSS: motivos que levam o benefício a ser SUSPENSO

INSS: motivos que levam o benefício a ser SUSPENSO
INSS: motivos que levam o benefício a ser SUSPENSO

São vários os motivos que levam à suspensão do INSS, como a não realização das revisões profissionais obrigatórias e dados incorretos.

Entretanto, você sabia que os benefícios podem ser suspensos para os segurados? Não é uma situação agradável de se trabalhar, mas é possível ajustar a situação.

Mas afinal, em que situações o INSS pode legalmente suspender o benefício previdenciário? E como prevenir para que você continue recebendo o valor todos os meses?

Acompanhe a leitura abaixo.

Novo Título para os aposentados do INSS! Veja se pode receber

Saiba por que o benefício do INSS é suspenso

É importante ressaltar que o INSS mantém um programa permanente de revisões de manutenção de concessões e benefícios para apurar irregularidades ou erros materiais. Chama-se “Operação Pente Fino”.

Dessa forma, verificações anuais são realizadas com o objetivo de detectar possíveis irregularidades ou erros cometidos pelo próprio INSS durante a concessão dos benefícios.

Portanto, com isso, muitos segurados que estão recebendo benefício previdenciário são informados pelo INSS de que seu benefício será suspenso.

Entenda quando o benefício do INSS é suspenso

Todos os benefícios do INSS exigem que o beneficiário cumpra uma lista de requisitos para receber e manter o benefício.

Nesse sentido, se o segurado fizer algo que não deveria ou não fizer algo que deveria, o INSS pode suspender temporariamente o pagamento de seu benefício.

Quando isso acontece, o INSS envia uma notificação ao endereço cadastral para informar sobre a suspensão do benefício, dando ao segurado a oportunidade de regularizar sua situação para receber novamente o pagamento.

Então, quando o INSS deixa de pagar o valor referente ao benefício por um momento, acontece o que chamamos de benefício suspenso.

Veja quais benefícios podem ser suspensos

Todos os benefícios do INSS poderão ser suspensos caso sejam constatados erros ou irregularidades na prestação dos benefícios. Incluindo:

  • BPC/LOAS
  • Aposentadorias;
  • Benefícios por invalidez (permanente ou temporária);
  • Ajuda em isolamento;
  • Pensão por morte.

Em que situações o INSS poderá suspender o benefício?

Podem ser vários os motivos que levam o INSS a suspender o benefício. Entre eles destacam-se:

  • Perícia obrigatória

Assim, os beneficiários de pensões de doença e invalidez são sujeitos a exame médico a qualquer momento para verificar se persistem as condições que os tornam elegíveis para a prestação.

Portanto, estas verificações são obrigatórias e são realizadas regularmente para verificar se o beneficiário ainda está incapacitado para o trabalho.

Caso seja convocado para exame e não compareça, sua dose será suspensa até a realização do procedimento.

Após a manutenção da incapacidade, o benefício voltará a ser pago normalmente.

Prazo de defesa prévia

Quando o INSS detecta uma possível divergência no benefício, uma notificação é enviada ao segurado.

Após a notificação, o beneficiário deverá se apresentar ao INSS de acordo com os requisitos constantes da notificação, isto é chamado de defesa prévia. É por meio dele que você comprova que está tudo em ordem com o seu benefício e que você tem direito a recebê-lo. Você deve apresentar a defesa em até 30 dias, para os benefícios não serem suspensos.

  • Reabilitação profissional

A reabilitação profissional é obrigatória e está disponível para aqueles que não podem retornar ao trabalho.

Se você não ingressar ou continuar no processo de reabilitação profissional, seu benefício será posteriormente suspenso.

  • Prisão

Se você for preso, assim seus benefícios de doença serão suspensos imediatamente. Uma vez liberado, o benefício é pago novamente.

  • Pensão família

Suspensão do pagamento dos abonos familiares se o trabalhador não apresentar o certificado de vacinação obrigatória e comprovativo da frequência escolar do filho.

Salário-maternidade

A mulher que recebe pensão por invalidez ou auxílio-doença terá seu benefício suspenso se estiver em licença-maternidade.

Além disso, cabe lembrar que o recebimento da licença-maternidade está condicionado ao afastamento do trabalho ou das atividades exercidas pela segurada. Se a pessoa retornar ao trabalho, seu benefício é suspenso.

  • Pensão por morte

Suspensão da pensão por morte durante processo administrativo que apura suspeita de homicídio doloso de segurado.

Portanto, isso significa que, se a pessoa for beneficiária de pensão por morte e estiver sob investigação pelo falecimento do segurado que deu origem ao benefício, o benefício ficará suspenso até o fim da investigação.

  • Auxílio-reclusão

O Subsídio Prisional é pago aos dependentes do preso. Mas, se um preso escapar da prisão, o benefício é imediatamente suspenso. Entretanto, quando ele voltar para a prisão, o benefício será pago novamente.

  • BPC/LOAS

Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), é obrigado a atualizar o cadastro único (CadÚnico) a cada 2 anos.

Caso a atualização não seja feita em até 60 dias após a notificação do INSS, o benefício é cancelado, pois manter o cadastro atualizado é pré-requisito para a manutenção do benefício.

No entanto, o motivo que mais causa a suspensão do BPC/LOAS é a suposta alteração do critério socioeconômico, ou seja, a informação recebida pelo INSS de que a renda per capita que garantiria o direito ao benefício mudou, não mais existe. inferior a 1/4 do salário-mínimo.