no , ,

SAIU a Data do VALORES a RECEBER do BC? Confira

venha ver quando o banco central irá pagar
venha ver quando o banco central irá pagar

Com uma pausa desde maio de 2022, o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central tem seu retorno aguardado. Então agora, para 2023, o BC diz que uma data de reabertura será divulgada em breve para novas consultas e resgates de saldos e informações sobre valores de falecidos.

Assim que virou o ano, aumentou o número de golpes em que bandidos tentavam se passar pelo Banco Central e induzir cidadãos a repassarem seus dados. Sobretdo, na época, a instituição informou que jamais pedirá nenhum dado por mensagem, seja SMS ou WhatsApp, e que as consultas serão retomadas somente pelo site do SVR.

Veja o porque da suspensão e quantos brasileiros tem Valores a Receber.

O motivo da suspensão em maio, segundo o BC foi a greve de servidores da instituição. Que então, prejudicou o cronograma de melhorias no SVR. Agora, a promessa é que melhores possam se implementar e que incluam novos valores.

Agora em janeiro, os bancos voltaram a enviar dados para o sistema. O BC diz que existem pelo menos R$ 4,6 bilhões esquecidos em instituições financeiras e que 34 milhões de beneficiários estão listados.

Em resumo, esse número inclui 32 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. Entre as novidades anunciadas para a nova versão do SVR estão a fila virtual de espera para consulta e a possibilidade de herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais de pessoas falecidas resgatarem os valores.

Quais são os SVR?

  • Conta corrente ou poupança encerradas;
  • Tarifas cobradas de forma indevida, e que aparecerem em acordo assinado com o BC;
  • Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito.;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Dinheiro esquecido no BANCO CENTRAL

De início, a instituição liberou a consulta de valores pelo Sistema Valores a Receber. Nesse sistema, os brasileiros podem verificar se possuem algum dinheiro perdido, podendo ser nas contas já encerradas com saldo, consórcios não resgatados, taxas cobradas indevidamente dos bancos, dentre outros. O acesso se dá pelo login que o cidadão possui na plataforma gov.br.

Vale relembrar que, para resgatar, é preciso possuir selo prata ou ouro no sistema do Governo Federal. Assim, quando é realizado o cadastro, o selo recebido é o bronze. Mas, para aumentar não é tão complicado. O aumento para o selo prata pode ser feito pela validação facial feita através da foto do contemplado nas bases da CNH; pela validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking de um dos bancos que sejam credenciados ou pela validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.

E por último o aumento para o selo ouro pode ser feito pela validação facial através da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral; ou pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil), para quem é servidor público. Contudo, o sistema de consultas do Banco Central está em manutenção e sem data prevista para retornar