no , ,

Como realizar pagamentos em atraso do INSS?

Como realizar pagamentos em atraso do INSS?
Como realizar pagamentos em atraso do INSS?

O ideal para todo trabalhador é manter sempre o pagamento do seu tributo do INSS em dia, assim ele não corre o risco de perder seus benefícios da Previdência Social.

Contudo, nem sempre é possível manter os pagamentos em dia.

Mas é preciso ter cuidado com a atraso do INSS, visto é justamente quando atrasamos alguma parcela, que acabamos precisando usar o benefício.

Dessa forma, um bom período para regularizar o seu tributo social do INSS é o início do ano.

Assim, você já começa o ano despreocupado(a).

De acordo com a advogada especialista em Direito Previdenciário Isabela Brisola, do escritório Brisola Advocacia, somente os contribuintes individuais e os facultativos que podem pagar as parcelas do INSS atrasadas.

“Cada um deles tem um tipo de forma de pagamento que pode ser feito, primeiramente, por meio do aplicativo da Previdência ‘Meu INSS’”, indica.

Para os segurados facultativos, os meses atrasados podem ser pagos através de uma guia de recolhimento, desde que não esteja atrasada por mais de seis meses.

O pagamento pode ser feito pela internet, por meio do site da Receita Federal.

Quem pode negocias parcelas atrasadas do INSS

A saber, o perfil dos segurados facultativos são pessoas acima de 16 anos, sem renda, que contribuem de forma autônoma para a Previdência,

Enquanto que os contribuintes individuais podem pagar o INSS a qualquer momento.

No entanto, o segurado não pode simplesmente emitir o guia da Previdência Social e pagá-lo.

Primeiramente é preciso verificar e corrigir as contribuições que possam estar erradas, assim como é fundamental comprovar o tempo de trabalho.

“Muita gente comete o equívoco de pagar o INSS sem consultar sobre o seu caso específico e, às vezes, esse tempo nem é reconhecido na aposentadoria, pois o pagamento foi feito de forma errada”, destaca Isabela.

Isabela ainda chama a atenção para o fato de que somente pagar os meses em atraso não garante a aposentadoria e orienta a consulta de um advogado especialista, que deve analisar.

“O ideal é evitar que o segurado perca dinheiro e, nessa direção, um exame minucioso deve ser feito para a pessoa não sair prejudicada”, diz.

Pagamentos atrasados do INSS – Onde realizar?

De acordo com o INSS, o pagamento em atraso pode ser feito tanto de forma presencial nas agências da própria Instituição, assim como pelo portal Meu INSS.

O nome do serviço referido é “Atualização de Tempo de Contribuição” e essa informação, inclusive, é solicitada quando se faz algum pedido de benefício.

Abaixo, os principais documentos de comprovação do exercício da atividade profissional:

– Comprovante de Imposto de Renda (IR);

– Inscrição de profissão na Prefeitura Municipal;

– Microfichas do INSS;

– E outros documentos que podem indicar a profissão ou demonstrar que a pessoa está trabalhando.

“Com essa documentação em mãos, há grandes chances de ter o período de trabalho reconhecido. Reconhecido esse vínculo, é possível calcular o recolhimento em atraso, emitir a guia e realizar o pagamento corretamente”, finaliza.

Para mais notícias sobre o INSS, clique aqui.