no , ,

Reajuste extra do INSS; saiba as mudanças nos benefícios

Reajuste extra do INSS; saiba as mudanças nos benefícios

Entenda o que mudou com o reajuste extra do INSS e não perca seu benefício por falta de informação.

Até agora, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) só tinham informações sobre o reajuste anual dos benefícios os que recebem um salário mínimo.

Isso porque o reajuste dos benefícios do INSS acima de um salário mínimo é determinado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acumulado nos últimos 12 meses.

Portanto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor é a métrica utilizada pelo governo para medir a inflação no país. Sendo, por meio do cálculo do INPC acumulado do ano anterior é possível determinar novos reajustes.

Vale destacar o INPC do IBGE permitiu ao público visualizar o reajuste extra do INSS deste ano.

Reajuste nas aposentadorias

O INPC aumentou 5,93% durante o ano de 2022, esta é a taxa de inflação final de 2020, que ocasionou o reajuste extra do INSS.

Com isso, as pessoas que ganham mais do que um salário mínimo terão seus benefícios reajustados pela inflação. Cada indivíduo que recebe mais que um salário, mesmo que alguns reais, terá um aumento de 5,93% em 2023.

Contudo, os segurados que são contemplados com mais de um salário mínimo costumam uma mudança menor no valor de recebimento.

Isso porque, historicamente, o reajuste extra do INSS das aposentadorias e benefícios de quem recebe duas vezes a mais que o piso tem sido exatamente o mesmo do INPC do ano anterior.

Piso nacional e o reajuste do INSS

Já no caso dos segurados que ganham um salário mínimo, muitas vezes, o reajuste do piso nacional pode ser maior do que a inflação acumulada. Sendo assim, quem ganha mais acaba tendo uma correção menor.

Portanto, a mudança salarial anual para este público está em conformidade com as regras estabelecidas pela Lei 8.213/91, que trata dos planos de benefícios da Previdência, assim como o reajuste extra do INSS.

Um aspecto importante que precisa ser mencionado, é que o índice de 5,93% é destinado para os segurados que já recebiam o benefício previdenciário em janeiro. Os novos beneficiários do INSS, terão um índice de reajuste gradual.

Por fim, vale destacar que as alterações feitas sempre possuem como base o valor do salário mínimo do trabalhador, quanto mais alto melhor irá ficar o seu benefício.

Continue acompanhando nosso Blog para mais informações relacionadas com o reajuste extra do INSS e fique por dentro das atualizações.