no , ,

O Sonho da Casa Própria Com o FGTS Veja as Novidades

FGTS PREVE NOVIDADES PARA FINANCIAMENTO HABITACIONAL
FGTS PREVE NOVIDADES PARA FINANCIAMENTO HABITACIONAL

Uma ótima notícias para os trabalhadores! Sabia que você pode utilizar o valor retido em suas contas do FGTS para comprar a casa própria. Veja como utilizar.

Saiba na matéria como utilizar o valor acumulado no seu FGTS para facilitar a compra da sua casa própria, tendo assim acesso antecipado aos valores.

Como posso usar o FGTS para compra da casa própria?

De fato, permite-se que trabalhadores utilizem parte do FGTS, desde o dia 13 de Dezembro, para a contratação de financiamento imobiliário, permitindo assim que os valores contidos no FGTS auxiliem no pagamento.

Logo, podem ser pagas até 6 parcelas do financiamento usando o FGTS, de acordo com a decisão citada anteriormente.

O maior bacana desta medida é o acesso aos valores contidos no FGTS, tradicionalmente liberados somente em caso de demissão ou na aposentadoria.

Sendo assim, torna-se possível utilizar parte deste valor, ao qual não teria acesso, com o financiamento do imóvel.

Como funciona o pagamento com FGTS?

A princípio, de acordo com a proposta enviada, o agente financeiro deve informar o trabalhador a possibilidade do pagamento para o financiamento habitacional. Que será utilizado como caução, o uso deste dinheiro, é uma decisão que será exclusiva do trabalhador.

Agora, estes depósitos vão ficar retidos com o agente financeiro até o abatimento do valor do caução. Porém, o trabalhador tem a possibilidade de amortização do contrato, que reduz o valor da prestação ou até mesmo a liquidação.

Logo, esta autorização do FGTS futuro foi prevista na Medida Provisória nº 1.107, de 17 de março de 2022. Fora isso, outra aprovação do conselho, foi que o agente operador tem 90 dias para regulamentar todos os procedimentos operacionais.

Em qual situação pode utilizar o FGTS com financiamento imobiliário?

No caso de utilizar o FGTS como financiamento imobiliário está disponível para quaisquer trabalhadores que tenham saldo suficiente no FGTS.

O que acontece é que o FGTS corresponde a um depósito de 8% ao mês realizado pelo contratante em nome do trabalhador, valor que torna-se disponível em alguns momentos específicos como a demissão, a aposentadoria, o saque-aniversário do FGTS e outros.

Já agora em 2023 a modalidade está liberada para mutuários de imóveis de até 1,5 milhão, que não utilizaram ainda o saldo do FGTS para amortizar dívidas nos últimos 2 anos.

Portanto, o uso do valor não é obrigatório, de modo que o trabalhador pode optar por não utilizar o FGTS na compra da casa própria.

Veja como utilizar o FGTS para a quitação de imóveis

Assim, se você optar por utilizar o FGTS para pagar parte do financiamento deve solicitar a modalidade diretamente no banco onde o financiamento estiver realizado. Dessa forma deverá ser solicitada uma Autorização de Movimentação da Conta Vinculada ao FGTS.

Então, logo o trabalhador tem liberado o acesso para utilizar valores contidos na conta do FGTS, anteriormente inacessíveis, para utilizar no financiamento de sua casa.