no ,

STF monitora cidadãos através de redes sociais?

STF monitora cidadãos através de redes sociais?
STF monitora cidadãos através de redes sociais?

Ultimamente, vem circulando na internet informações que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem autorizado o monitoramento de redes sociais, que incluem Facebook, Twitter e WhatsApp. E com essa repercussão, o órgão veio a público desmentir tal boato.

Além disso, o WhatsApp também falou sobre este assunto, afirmando de não se passar de nada mais de fake news. Confira abaixo.

STF estar monitorando redes sociais é uma notícia falsa

Primeiramente, esta notícia vinha sendo compartilhada juntamente a um “acordo” que governos da Europa, América do Norte e América do Sul tem com empresas. A fim de que todas mensagens que os usuários mandam fossem monitoradas.

Entretanto, no Brasil existe uma lei de proteção da privacidade no uso da internet. Chamada de Lei Federal do Marco Civil da Internet, ou Lei nº 12.965/2014, é responsável pela regularização da internet, garantindo o usuário o direito de sua privacidade.

Dessa forma, Com as empresas citadas neste falso comunicado, o WhatsApp se manifesta sobre este assunto desmentindo esta informação. Parte do Grupo Meta, a empresa destaca a tecnologia que é utilizada pela plataforma, que é a criptografia de ponta a ponta.

Assim, somente quem concede acesso a mensagem é quem enviou ou quem recebeu tal mensagem.

Este texto que está circulando na internet já tem cinco anos

Por fim, segundo a Agência de verificação de notícias Lupa, este mesmo texto já havia circulado entre os anos de 2017 e 2020. Confira este texto falso que circula nas redes:

“Você está sabendo que: A partir de amanhã, em todo o mundo, existem novas regras de comunicação, todos os governos da Europa, América do Norte e América do Sul chegaram a um acordo com o WhatsApp, Twiter, Facebook e outros canais de comunicação. Todas as chamadas serão gravadas”.

“Todos os registros de chamadas telefônicas são gravados. Todas as mensagens e chamadas WhatsApp são gravadas. O Twitter é monitorado. NO BRASIL O STF AUTORIZOU O MONITORAMENTO. Tenha cuidado para não enviar mensagens ou informações desnecessárias que sejam contrárias aos governos, leis e moralidade. Evite dizer informações sensíveis ou sensíveis aos seus amigos e familiares”.

“Diga aos seus filhos e tenha muito cuidado! É muito importante transmitir esta mensagem hoje. Porque a partir de amanhã já existe uma outra forma de vigilância em todos os países do mundo. Incrível mas certo. Envie-o apenas hoje a todos os seus entes queridos e amigos”.

“Tudo o que você escreve ou fala pode ser usado contra você e não uma piada é uma realidade!!! Repassem urgente!”. Então, caso você veja este texto circulando por ai, saiba que este texto é falso.