no

Ações que podem gerar demissão por justa causa

Motivos para demissão por justa causa

Muitos podem achar que é difícil ser demitido por justa causa, mas a verdade é que existem algumas ações que podem causar isso. Em suma, se você quiser evitar a demissão por justa causa, é importante entender quais ações podem ser consideradas uma justificada para sair. De fato este artigo trata do assunto e explica as principais ações que podem levar à demissão .

A saber:

Ações que geram demissão por justa causa

Faltar ao trabalho


Faltar ao trabalho é uma das principais razões para a demissão por justa causa. Todo empregado deve estar presente no trabalho para cumprir suas obrigações e responsabilidades. Se um empregado faltar ao trabalho repetidas vezes, isso poderá ser uma justa causa , a menos que seja justificado.

Deixar de cumprir as obrigações do trabalho


Um empregado também deve cumprir todas as responsabilidades e obrigações do trabalho. Se um empregado descumprir suas obrigações, isso também pode ser uma causa para demissão. Isso inclui, por exemplo, a inabilidade de realizar o trabalho a que foi contratado ou o desrespeito às políticas da empresa.

Motivos ainda mais graves

Agressão ou violência


A agressão e a violência não são toleradas em ambientes de trabalho. Se um empregado usar violência ou agressão contra outros empregados, clientes ou outras pessoas, isso pode ser considerado uma justa causa para demissão. Além disso, qualquer tipo de discriminação também pode ser considerado motivo para demissão.

Vazamento de informações confidenciais


Todos os empregados devem respeitar a privacidade e a confidencialidade de outros empregados. Se um empregado vazar informações confidenciais, isso pode ser considerado uma justa causa para demissão. Esta é uma área em que as empresas tendem a ser muito rigorosas ao disciplinar seus empregados.

Roubo ou fraude


Roubo ou fraude são ações que não são aceitas em nenhum ambiente de trabalho. Se um empregado for pego roubando ou participando de qualquer tipo de fraude, isso pode ser considerado uma justa causa para demissão, dependendo das circunstâncias.

Uso inadequado de recursos da empresa


Alguns empregados têm o hábito de usar os recursos da empresa para fins pessoais, como internet, redes sociais e até mesmo para uso profissional indevido. Isso também pode ser considerado uma justa causa para demissão, especialmente se o empregado não puder justificar seu uso.

Participação em atividades ilegais


Se um empregado for pego participando de atividades ilegais ou escandalosas, isso pode ser considerado uma justa causa, dependendo das circunstâncias. Assim, não faça isso.

Evite que isso ocorra


De fato, demissão é mais comum do que se imagina. Embora seja difícil prever quando essa medida será aplicada, podemos afirmar que existem ações que podem gerar demissão por justa causa. Por essa razão, assim é extremamente importante que você evite qualquer comportamento que possa gerar a justa causa para demissão. Não seja demitido por justa causa sabendo que não se deve fazer tais coisas.