no

Veja quem está na lista do PENTE FINO do INSS

Veja quem está na lista do PENTE FINO do INSS
Veja quem está na lista do PENTE FINO do INSS

ATENÇÃO! O pente fino do INSS pode causar perda de benefícios. Portanto, os aposentados e pensionistas da instituição devem ficar atentos à nova fase do pente-fino em seu cadastro.

O Pente Fino do INSS é uma análise cadastral do beneficiário, na qual identifica casos de insuficiência de rendimentos, o que traz mais alívio ao erário público.

Entretanto, desta vez, o pente fino começou em novembro e pode afetar muitos segurados. Leia o que fazer para evitar ser bloqueado:

Beneficiários do INSS estão irritados: valor extra não será liberado

Pente fino do INSS

Primeiro, o INSS envia uma notificação às pessoas com cadastro irregular ou outros problemas não resolvidos. Essa mensagem chegará pelo portal Meu INSS.

A ideia do INSS é, na verdade, passar pelo ‘pente fino’ e avaliar principalmente os benefícios das pessoas que recebem licença médica, BPC/LOAS e aposentadoria por invalidez permanente.

Caso o INSS detecte alguma discrepância, convidará o interessado a regularizar a situação. Ou, se necessário, dirija-se à agência do INSS e faça novos exames ou perícia médica.

Dessa forma, basta você comparecer no horário agendado e passar por uma avaliação para saber se pode continuar recebendo o valor do benefício.

Por exemplo, no caso do auxílio-doença, se o médico verificar que o segurado está apto a retornar ao mercado de trabalho, o pagamento é imediatamente suspenso.

Como evitar bloqueio do benefício INSS

Na prática, basta certificar-se de que seu cadastro está atualizado. Assim, quem não faz exame médico há mais de 6 meses ou não tem prognóstico de alta deve passar pelo pente-fino do INSS no caso de pensão por invalidez e auxílio-doença.

Entretanto, vale ressaltar que o funcionamento do pente-fino ocorrerá até abril de 2023, podendo ser convocado a qualquer momento até lá.

Saiba quem fica de fora do pente-fino do INSS

Do pente-fino do INSS 2022 e não podem perder o benefício são aqueles que têm 55 anos ou mais e recebem auxílio-doença ou outro tipo de invalidez há mais de 15 anos. Mesmo aposentados inválidos com 60 anos ou mais não estarão na mira do pente do INSS.

Confira quem pode ser chamado para revisão?

O primeiro pente-fino do deve ser feito nos benefícios por invalidez, que incluem auxílio-doença e pensão por invalidez. O projeto se aplica a todos que estão inscritos em um desses pagamentos e não passam um cheque há mais de seis meses.

Quem tem mais de 60 anos não perde

A exceção são as pessoas com 60 anos ou mais que recebem a aposentadoria por invalidez. Ao chegar a essa idade, elas não podem mais perder o benefício, e a MP do pente-fino não mexeu nesse direito.