no , ,

Beneficiários do INSS estão irritados: valor extra não será liberado

Beneficiários do INSS estão irritados: valor extra não será liberado

Entenda aqui o motivo pelo qual os aposentados e pensionistas do INSS não serão contemplados com o valor extra, sendo motivo de debate recentemente.

Benefícios extras para segurados do INSS já estão definidos. Contudo, a indenização adicional esperada para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social não teve aceitação. Com isso, os beneficiários da autarquia podem perder as esperanças: o pagamento do valor extra não ocorrerá tão cedo. Pois, já existiam boatos de que a informação seria negativa para muitos segurados do INSS.

Desse modo, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 47% dos aposentados brasileiros acreditam que o saldo do benefício é insuficiente para cobrir suas despesas. Afinal, aproximadamente 60% dos beneficiários da Previdência Social recebem apenas 1 salário mínimo por mês. Como resultado, muitas pessoas continuam a trabalhar após a aposentadoria. Com isso, o valor extra não será distribuído aos segurados do INSS.

Como são repassados os benefícios do INSS?

Ao se cadastrar no Instituto Nacional do Seguro Social, o brasileiro tem acesso garantido à maioria dos benefícios da autarquia, incluindo aposentadorias, pensões e assistências (como o Benefício de Prestação Continuada, por exemplo).

O valor extra repassado pelo INSS tem como base os benefícios associados.

Dessa maneira, quando referente a questão do pagãmente o último dígito do cartão é levado em consideração. Porém, vale ressaltar que os beneficiários devem ficar atentos, pois esse número final é o que antecede o traço.

Ou seja, a autarquia tem dois esquemas de pagamento diferentes: um para quem recebe até 1 salário mínimo (que é de R$ 1.320 em 2023), e outro para beneficiários que ganham salários acima desse patamar, até o máximo do órgão (R$ 7.507,49).

Valor extra não será disponibilizado

Portanto, o valor extra que não será distribuído aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, sendo lamentável.

Desde a aprovação do Projeto de Lei 4367/20, apresentado em 2020, aposentados e pensionistas aguardam a liberação do 14º salário, que tinha expectativa para ser pago no fim de 2022.

Porém, depois de quase 3 anos de espera, os segurados do INSS ficaram desapontados com a falta de atualização: com o tempo, a probabilidade de o projeto ter aprovação é mínima.

No entanto, Arthur Lira, então presidente da Casa, tentou contornar os problemas da proposta realizando uma manobra, impedindo a aprovação do Projeto.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações relacionadas a valores liberados pelo INSS nos últimos dias.