no

Redução de 11,1% no preço do gás natural, segundo Petrobras

Redução de 11,1% no preço do gás natural, segundo Petrobras

O preço do gás natural deve cair 11,1%, segundo a Petrobras. O anúncio da empresa sobre os preços ocorreu nesta terça-feira (10). Os valores pagos pelas distribuidoras de gás natural reduzidos no dia 1º de fevereiro.

Os contratos da Petrobras com as distribuidoras são atualizados a cada três meses. Com isso, os preços serão ajustados de acordo com a variação do gás e do petróleo Brent, bem como as taxas de câmbio, informou a empresa.

O reajuste ocorre no gás encanado e distribuído e não afeta o preço dos botijões de cozimento. Este tem base em GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). A variação está relacionada ao GNV (gás natural veicular) e ao gás de cozinha encanado.

O que é a Petrobras?

Segundo ela própria:

Somos um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo, atuando principalmente na exploração e produção, refino, geração e comercialização de energia. Temos uma grande base de reservas provadas e adquirimos expertise em exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas como resultado de quase 50 anos no desenvolvimento das bacias offshore brasileiras, tornando-nos líderes mundiais neste segmento.

Preço do gás natural entre novembro e janeiro apresentou recuo

A Petrobras informou que os preços do petróleo caíram 11,9% entre novembro e janeiro. Da mesma forma, o dólar caiu 0,2%. Com isso, os preços do gás natural afetam, com potencial de corte de 11,1% no próximo mês.

Além disso, os contratos da Petrobras de 2022 a 2025 preveem preços mais baixos com base no Brent. Portanto, o valor passa de 16,75% para 14,40%. A queda nos preços do petróleo impulsionada por novas formulações.

O preço definitivo depende também de distribuidoras e mesmo o Estado

Mesmo com as reduções, todavia, em que o preço do gás natural caiu desde fevereiro, o custo final ainda depende das distribuidoras e dos impostos estaduais. Com isso, a queda dos preços não deve acarretar na diminuição do valor pago pelo consumidor ao final.

“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens […] e pelos tributos federais e estaduais”, disse a estatal.