no ,

Pente fino no INSS pode cortar benefícios

Pente fino no INSS pode cortar beneficios
Pente fino no INSS pode cortar beneficios

Uma nova fase do recadastramento ou pente fino, como está sendo chamado, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa nesse mês de janeiro.

Dessa forma, aposentados e pensionista que estiverem com seus cadastros desatualizados, podem ter o benefício suspenso. Sendo assim, é bom estar atento.

Além de uma atualização dos cadastros, o pente fino do INSS serve também para identificar cadastros irregulares. Visto que uma grande parte dos recursos do INSS acabam indo para em contas de cadastros fraudulentos.

A identificação desses cadastros irregulares pode trazer dar um respiro as contas públicas.

Dessa forma, muitos segurados que estão inscritos de forma irregular, assim como quem está com o cadastro desatualizado, também podem perder seu benefício.

O pente do INSS começou a ser realizado em novembro de 2022 e continua agora em janeiro de 2023.

Pente fino do INSS

Primeiramente, o beneficiário que tiver alguma pendência ou irregularidade no cadastro será notificado através do portal Meu INSS.

Com isso, o objetivo é realmente fazer um pente fino para enxugar os gastos irregulares do INSS para assim poder direcionar os recursos da melhor forma possível.

O foco do INSS com esse pente fino são os auxílio-doença, BPC/LOAS e aposentadoria por incapacidade permanente.

Pois são esses os benefícios com o maior número de cadastros irregulares segundo apontou um estudo.

Dessa forma, caso a pessoa que for notificado não consiga resolver a pendencia de forma on-line, será necessário o comparecimento em uma agência do INSS para realizar novas avaliações ou mesmo pericias médicas.

Caso seja necessário comparecer a agência do INSS, a presença será com horário marcado e no mesmo dia o segurado passará pela avaliação médica.

Só a partir daí será definido se o segurado(a) continuará recebendo o benefício ou não.

Por exemplo, uma pessoa que está recebendo auxílio doença e a partir da avaliação o médico entenda que ela já está apta a trabalhar. Nesse caso, o benefício é suspenso imediatamente e pessoa deverá voltar a trabalho.

Como evitar bloqueio do beneficio INSS

Como dito anteriormente, mantenha seu cadastro atualizado. Essa é a melhor forma de evitar cortes no benefício.

Contudo, nos casos de aposentadoria por invalidez e auxílio doença, os beneficiários que não tem previsão de alta ou não passaram por perícia médica nos últimos 6 meses, devem cair no pente fino do INSS.

Ademais, o prazo que o INSS, tem para realizar o seu pente fino é até abril de 2023. Assim, até lá fique atento as notificações no portal Meu INSS

Quem fica de fora do pente-fino do INSS 2022?

Por fim, pessoas que não pode perder o benefício, são aquelas que possuem 55 anos de idade, ou mais, e que recebem auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade há mais de 15 anos.

Também não estará na mira do pente fino do INSS os aposentados por invalidez que tenham 60 anos ou mais.

Para mais notícias do INSS, clique aqui.