no

Gás tem redução no preço, Auxílio Gás reduz?

Gás tem redução no preço, Auxílio Gás reduz?
Gás tem redução no preço, Auxílio Gás reduz?

Você recebe ajuda com gás? Saiba que o valor do benefício já está confirmado para fevereiro – confira quanto você vai receber!

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (10) a redução do preço do gás. Mas isso afeta quanto as pessoas recebem do Auxílio Gás?

Nesse sentido, vale destacar que o governo federal já garantiu o pagamento de benefícios a milhões de pessoas em fevereiro deste ano para cobrir integralmente o custo de um botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Retorno do Auxílio Gás: Veja quem pode receber

Confira se o Auxílio Gás vai ser reduzido

No momento, a redução do preço do gás incluiu apenas o gás natural automotivo (GNV), usado em carros e distribuído em prédios. Portanto, o valor de um botijão de gás de cozinha está atrelado ao GLP.

Assim, o valor que o programa atribui aos beneficiários depende da média fornecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulga o valor médio do gás nos últimos seis meses.

Assim é possível entender que mesmo que o valor do GLP mude, a utilidade não muda imediatamente.

Quem são beneficiários do programa

O objetivo do programa de auxílio é garantir a compra de botijões de gás para cozinhar a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Após a assinatura da medida provisória pelo presidente Lula, os beneficiários receberão 100% do valor da vasilha a cada dois meses, com o próximo pagamento em fevereiro.

Para se qualificar para o suporte de gás, as famílias devem:

  • • São cadastrados no CadÚnico;
  • • Ganhe menos ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.

Além disso, também poderão receber o apoio as famílias que tiverem um integrante que recebe o Benefício de Prestação Continuada, independentemente de estarem ou não cadastradas no CadÚnico.

Mesmo que todos os requisitos sejam cumpridos, o governo não garante o ingresso imediato no programa e posterior pagamento do benefício. No último pagamento, em dezembro de 2022, cerca de 5,6 milhões de famílias foram atendidas.

Além disso, o cronograma de pagamento é sempre baseado no último dígito do NIS, assim como outros benefícios do governo federal.

Saiba como funciona o Auxílio Gás Nacional!

Além da proposta do governador do Espírito Santo, também está sendo repassado uma espécie de cupom de gás nacional.

O projeto terminou recentemente, em dezembro deste ano. Os últimos números indicam que mais de 5,9 milhões estão recebendo esse benefício.

O dinheiro é, assim, repassado pelo Ministério da Cidadania, e a meta é que pessoas que tenham cadastro ativo e atualizado no Cadastro Único e possuam renda per capita de até meio salário-mínimo tenham acesso ao programa.

As pessoas que fazem parte do Auxílio Brasil, também pago pelo governo federal, têm prioridade na seleção dos beneficiários do Auxílio Gás.

Além disso, o Auxílio Gás Nacional terá validade de pelo menos mais quatro anos mesmo com a mudança de gestão a partir de 1º de janeiro do ano que vem.