no

Governo toma nova decisão e vai alterar abono para trabalhadores

Abono de trabalhadores pode ter novidades
Em nova tomada de decisões, governo quer alterar abono

Milhares de pessoas que atuam no emprego formal, com carteira assinada, estão perto de ter novidades. O Governo Federal toma nova decisão e vai alterar o abono para trabalhadores.

Quem trabalha na modalidade CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito a todos os benefícios que o emprego formal deve oferecer, começando pelo registro em carteira.

E um desses direitos é o Abono Salarial, um valor que o trabalhador recebe uma vez por ano.

Muitas pessoas esperam pelo pagamento do abono para as mais diversas questões domésticas e pessoais.

Como um pequeno conserto em casa, a compra de um novo estofado, ou até para ajudar a pagar uma dívida.

Trabalhadores na expectativa das novas decisões o que o Governo poderá fazer com nova decisão e vai alterar o abono para trabalhadores.

Agora os trabalhadores estão com a atenção voltada para as novidades que o governo poderá apresentar em relação ao abono salarial.

Antes mesmo de tomar posse, a equipe de transição do novo governo estava agindo para tomar conhecimento da realidade das finanças do Brasil.

Uma das prioridades foi a manutenção do  valor de R$ 600,00 do Auxílio Brasil, para famílias inscritas no programa social.

A dedicação deu certo e os beneficiários estão com o valor integral garantido, além de novos benefícios.

Do mesmo modo em que a equipe de transição trabalhou pela aprovação no Congresso Nacional e no Senado Federal pelo programa social que em breve voltará a ser nomeado como Bolsa Família.

Com a posse do presidente Lula, o governo pensa em rever o valor do abono salarial, por esse motivo, em nova tomada de decisão, quer rever o valor que os trabalhadores recebem.

Para tirar qualquer dúvida, o Programa de Integração Social (PIS)  e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), é chamado de Abono salarial.

Vamos entender que o PIS, que efetua pagamento anual,para quem trabalha em empresa privada. E é preciso ter oregistro de no mínimo cinco anos, para receber o pagamento integral.

Ou ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano de referencia do pagamento, para receber cotas.Uma parte do valor.

PIS/ Pasep, o que o governo quer mudar em 2023?

No caso do Pasep, como o nome já diz, é um benefício do servidor público e o banco que administra é o Banco do Brasil. Diferente do PIS que é responsabilidade da caixa Econômica Federal.

A principal mudança no abono salarial que o governo quer rever, é fazer um novo cálculo para o pagamento.

Até agora, a base de cálculo é feita apenas pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), porém, o governo do presidente Lula (PT), pretende também adicionar aos cálculos o PIB (Produto Interno Bruto).