no

Quais Bancos Têm Menor Taxa No Cheque Especial? Confira

Quais Bancos Têm Menor Taxa No Cheque Especial? Confira.
Quais Bancos Têm Menor Taxa No Cheque Especial? Confira

Confira quais bancos têm a menor taxa concernente ao cheque especial – aproveite as melhores vantagens!

Primeiramente, deve ser entendido que, o cheque especial é um crédito pré-aprovado. Dessa forma, não precisa fazer nenhuma solicitação para acessar o dinheiro.

Assim, o cheque especial é uma boa opção para o momento em que as coisas apertam. Porém, cuidado! Lembre-se que este um tipo de crédito com os maiores juros e pode gerar problemas de endividamento relevantes.

Cheque Especial: Veja como funciona esta modalidade de crédito

Veja-se que o mesmo nada mais é do que um empréstimo. Neste diapasão, o banco está oferecendo dinheiro para uma pessoa que solicitou. No entanto, não é tão simples assim apenas receber dinheiro, certo?

Então, a fim de se proteger do risco de que esse valor não seja pago, os bancos normalmente exigem garantias e em todos os casos cobram os juros. Para cada tipo de operação, os juros serão diferentes.

Além do mais, pode ser visto o perfil do tomador do crédito, já que esse tem impacto no tipo de empréstimo que poderá ser negociado.

Concernente a isso, pessoas com maior histórico de bons pagadores normalmente têm acesso a condições melhores.

Como visto, o cheque especial é um crédito pré-aprovado, já que você não necessita fazer nenhuma solicitação para ter uma determinada quantia de saldo disponível em conta, para usar quando o saldo for insuficiente. Mas seguindo essa lógica, é um crédito que não tem juros baixos.

Ademais, de acordo com dados do Banco Central, o cheque especial está apenas atrás das modalidades de cartão de crédito e crédito pessoal não consignado e pré-fixado na comparação entre as maiores taxas de juros do Brasil.Só no início de 2023, os juros médios do cheque especial estão em 132,23% ao ano.

Outras informações também do Banco Central indicam que apenas em agosto de 2022 foram concedidos R$ 38,5 bilhões pelos bancos nessa modalidade de crédito.

E, apenas em 2019, o Banco Central limitou, por meio da Resolução CMN 4.765, o valor máximo de juros que poderiam ser cobrados pelas financeiras no cheque especial para 151% ao ano.

Na tabela, confere-se o valor do cheque especial nos 5 bancos com a maior quantidade de correntistas do País que oferecem o serviço, sendo:


Banco Paulista 2,51% 34,60%
Banco Sofisa 3,09% 44,14%
Banco BMG 3,46% 50,36%
Banco Sicoob 4,51% 69,83%
Banco Alfa 4,51% 69,83%

Fonte: Banco Central do Brasil


Taxas entre os maiores bancos do Brasil: Instituição Juros ao mês Juros ao ano


Santander 8,24% 158,7%
Bradesco 8,24% 158,58%
Caixa 7,49% 137,83%
Itaú Unibanco 8,13% 155,38%
Banco do Brasil 7,93% 149,76%